Guia para Modelagem e Automação de Processos de Negócios Acadêmicos: estudos de caso com processos da UFSC
Show full item record
Title:
|
Guia para Modelagem e Automação de Processos de Negócios Acadêmicos: estudos de caso com processos da UFSC |
Author:
|
Gonçalves, Hugo Piovesan
|
Abstract:
|
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) funciona há mais de 50 anos, servindo a comunidade e fomentando a educação de milhares de pessoas anualmente. Por ser uma universidade pública, a UFSC depende do investimento do governo para continuar operante. A UFSC não gerencia seus processos de negócio acadêmicos, e automatizar estes processos deve otimizar tempo e recursos preciosos para seu funcionamento. O objetivo deste trabalho é criar um guia de modelagem e automação de processos, que permitirá identificar, modelar, melhorar e automatizar processos acadêmicos, validando com processos do Departamento de Informática e Estatística e do Centro Tecnológico da UFSC. Para criar o guia, primeiramente será levantado a maior quantidade de dados possíveis sobre os processos de negócio, em seguida serão selecionadas as ferramentas necessárias para sua modelagem e automação. Logo após, será realizado um estudo de caso para validar o desenvolvimento do guia, e por fim o próprio guia será escrito, com base no conhecimento adquirido nos passos anteriores. A função do guia é servir de base para o processo de modelagem e automação de processos de negócios acadêmicos da universidade. Este guia segue as normas e técnicas utilizadas pela abordagem de Gerenciamento de Processos de Negócio, assim como sua notação mais atual - Business Process Modelling Notation 2.0. Como resultado, dois processos de negócio acadêmicos foram modelados e automatizados com as ferramentas Bizagi Modeler e Bizagi Studio, e o guia de modelagem e automação de processos acadêmicos foi criado. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171424
|
Date:
|
2016-12-12 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar