Estudo de métodos clássicos e numéricos para obtenção de esforços solicitantes em longarinas de pontes

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Estudo de métodos clássicos e numéricos para obtenção de esforços solicitantes em longarinas de pontes

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Loriggio, Daniel Domingues
dc.contributor.author Deuschle, Eduardo
dc.date.accessioned 2016-12-09T19:17:58Z
dc.date.available 2016-12-09T19:17:58Z
dc.date.issued 2016-11-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171351
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho de conclusão de curso será realizado um estudo comparativo entre metodologias clássicas e numéricas para a obtenção de envoltórias de momentos fletores nas vigas principais de pontes biapoiadas, submetidas a carregamentos permanentes e acidentais de cargas móveis. Quanto aos procedimentos clássicos, utilizou-se as formulações de Engesser-Courbon, que considera o tabuleiro rígido transversalmente, e a de Fauchart, a qual adota uma rigidez transversal equivalente do conjunto laje/transversina e apoios nas longarinas por meio de molas verticais e de rotação. O procedimento numérico escolhido foi o de Analogia de Grelha, devido a sua grande aplicação na engenharia de estruturas, à facilidade de modelar o tabuleiro e de analisar os resultados obtidos. Este foi comparado, para o primeiro caso, ao Método Elementos Finitos, a fim de demonstrar se ambos podem fornecer resultados similares, desde que modelados adequadamente. As envoltórias de momentos fletores para os procedimentos clássicos foram obtidas com o auxílio de planilhas eletrônicas, enquanto para os numéricos foi empregado o software SAP2000 v18. O estudo de caso desenvolvido avaliou a influência do número de transversinas, da rigidez à torção das vigas e do comprimento do vão do tabuleiro. Constatou-se que, de modo geral, para as longarinas de extremidade as envoltórias de momentos fletores resultantes dos diferentes enfoques apresentaram resultados semelhantes, principalmente para pontes maiores e com mais transversinas intermediárias. Entretanto, para as longarinas centrais, as diferenças obtidas foram bem mais significativas e, em alguns casos, contrárias à segurança. pt_BR
dc.description.abstract In this term paper a comparative study between classical and numerical structure analysis procedures will be carried out in order to construct bending moment envelopes of bridge girders submitted to dead and moving loads. The classical procedures analyzed were Engesser-Courbon, in which the bridge deck is considered transversally stiff, and Fauchart, which adopts an average transversal stiffness between the slab and the cross beams and considers the girders as rotational and vertical springs. From the numerical methods, Gridwork Analogy was chosen due to its wide application in structural engineering, its ease of modeling the bridge deck and analyzing the results. The first case was also compared to a Finite Element model, in order to verify whether both can provide similar results to Gridwork Analogy when properly modeled. Bending moment envelopes using simplified procedures were obtained with the aid of spreadsheets, while the software SAP2000 v18 was applied to the numerical models. The developed study case evaluated the influence of cross beam number, torsional stiffness and bridge span. The results obtained with all procedures for the external guilder allows the conclusion that in general bending moment envelopes were similar, mainly with longer spans and more cross beams. In contrast, the central guilders had considerably higher differences, which were also against safety in some cases. pt_BR
dc.format.extent 159 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Análise Estrutural pt_BR
dc.subject Ponte em Grelha pt_BR
dc.subject Envoltória de Momentos Fletores pt_BR
dc.subject Engesser-Courbon pt_BR
dc.subject Analogia de Grelha pt_BR
dc.title Estudo de métodos clássicos e numéricos para obtenção de esforços solicitantes em longarinas de pontes pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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