Análise de sensibilidade de diretrizes de traçados geométricos de obras lineares utilizando Análise Multicritério em SIG: estudo de caso em trecho ferroviário
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Coelho, Alexandre Hering |
|
dc.contributor.author |
Schmitt, Anderson |
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dc.date.accessioned |
2016-12-09T19:10:00Z |
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dc.date.available |
2016-12-09T19:10:00Z |
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dc.date.issued |
2016-12-09 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171347 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No cenário atual, o planejamento de obras de grande porte precisa levar em consideração restrições ambientais, sociais e legislativas. Essas restrições juntamente com orçamentos limitados fazem com que um bom planejamento seja um aspecto indispensável da viabilidade de um projeto. O desenvolvimento de novas tecnologias computacionais torna o processo de planejamento de obras lineares mais ágil. Este trabalho propõe fazer a análise de sensibilidade de uma diretriz ferroviária traçada na região do Vale do Itajaí no estado de Santa Catarina. O método foi baseado no procedimento proposto por Lopes (2015), incluindo a variação do peso de parâmetros ambientais, socioeconômicos e tecnológicos, utilizando o uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e Análise Multicritério. Foram utilizados métodos de reconhecimento de similaridades para quantificar a semelhança entre o traçado original e os novos traçados gerados a partir da variação dos pesos. A metodologia foi implementada em um script, possibilitando gerar no total 6101 variações, que podem ser consideradas como 6101 diretrizes de traçados diferentes. A partir dos dados das variações foram gerados gráficos e mapas para auxiliar a interpretação dos dados. Os dados obtidos nesse trabalho auxiliam os tomadores de decisões na melhor escolha dos pesos dos parâmetros. O tomador de decisão pode visualizar a variação da diretriz e ter uma melhor compreensão das mudanças com uma possível alteração nos pesos, fazendo com que ele possa escolher os pesos dos parâmetros de forma direcionada para a área de estudo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
119 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Diretriz de traçado linear |
pt_BR |
dc.subject |
Análise Multicritério |
pt_BR |
dc.subject |
Método de Análise Hierárquica |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de Sensibilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de Informação Geográfica |
pt_BR |
dc.title |
Análise de sensibilidade de diretrizes de traçados geométricos de obras lineares utilizando Análise Multicritério em SIG: estudo de caso em trecho ferroviário |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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