Quero Minha Nota: Estimando a nota do ENEM através de um algoritmo colaborativo

DSpace Repository

A- A A+

Quero Minha Nota: Estimando a nota do ENEM através de um algoritmo colaborativo

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Moreno, Ubirajara Franco
dc.contributor.author Bonet, Eduardo Felipe Ewert
dc.date.accessioned 2016-12-09T18:19:54Z
dc.date.available 2016-12-09T18:19:54Z
dc.date.issued 2016-12-09
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171343
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação. pt_BR
dc.description.abstract Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova padronizada feita por estudantes de todo o Brasil normalmente logo após finalizarem o Ensino Médio. Seu principal objetivo é fornecer um panorama geral da performance dos alunos brasileiros, de forma que professores e os próprios estudantes possam melhores suas metodologias de ensino e estudo. Em 2009, a prova passou por uma grande reformulação, visando solucionar o problema onde resultados poderiam apenas ser comparados entre aplicantes da mesma prova, dado que a pontuação dependia muito da dificuldade de um exame específico. Para resolver isso, novo método para calcular as notas passou a ser empregado, denominado Teoria de Resposta ao Item. Porém, o processo de calcular as notas usando TRI é baseado em uma análise estatística complexa, criando uma novo problema em que estudantes dificilmente conseguem ter uma noção de seu resultado mesmo sabendo quais questões ele acertou. Esse projeto apresenta o QUERO MINHA NOTA, um sistema que usa algoritmos colaborativos e técnicas de análise de dados para dar aos aplicantes uma estimativa de suas notas logo após terem saído da prova. pt_BR
dc.description.abstract Enem is a standardized test applied every year in Brazil, taken by students usually upon completion of high school. Its main objective is to provide a general vision on the performance of Brazilian students, so that both schools and students themselves could improve their teaching and studying methodology accordingly. In 2009, there was a major overhaul on it’s structure, aimed to address the problem where results could only be compared within the same exam edition, given that the score was dependent on the difficulty of that specific exam. To solve this, a different approach for scoring was employed, named Item Response Theory, or simply IRT. However, the process of computing scores using IRT is based on a complex statistical analysis, creating an issue where students can rarely have a notion of their scores even knowing which questions they answered correctly. This project introduces QUERO MINHA NOTA, a system that makes use of collaborative algorithms and data science techniques to give these test takers an estimated grade right after leaving the exam room. pt_BR
dc.format.extent 48 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.subject Quero minha nota;ENEM;Algoritmos colaborativos pt_BR
dc.subject I want my note; ENEM; Collaborative algorithms pt_BR
dc.title Quero Minha Nota: Estimando a nota do ENEM através de um algoritmo colaborativo pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Madeira, Ricardo de Abreu


Files in this item

Files Size Format View
PFC-20151-EduardoFelipeEwertBonet.pdf 7.003Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar