Abstract:
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A gestão do conhecimento tem ganhado cada vez mais importância nas organizações, alguns autores apontam esse recurso como um valioso fator de sucesso da atualidade. Dessa forma o este estudo teve como objetivo identificar as práticas de gestão do conhecimento presentes no Departamento de Compras da UFSC, com o intuito de perceber os resultados que estas práticas trazem para o departamento, bem como identificar às práticas ausentes e que poderão ser adotadas pelo DCOM. Através dos resultados da pesquisa, identificou-se à presença das práticas de: Coaching, Educação Corporativa, Sistemas Workflow, GED, Mapeamento de processos, Lições Aprendidas, Melhores Práticas, Portal Corporativo, Aprendizagem Organizacional, Mentoring e Normalização e Padronização, em contrapartida as práticas ausentes no DCOM são: Comunidades de Prática, Benchmarking, Memória Organizacional, Gestão Por Competência, Inteligência Competitiva, Mapeamento de Conhecimentos e Relacionamento com cliente. Dessa forma foi proposto um modelo de implantação das práticas que poderão ser adotadas pelo Departamento de Compras, a fim de proporcionar melhorias no desempenho organizacional. Os objetivos deste estudo foram atendidos através de análise documental, observação por parte da autora e entrevista semiestruturada com todos os membros disponíveis do Departamento de Compras. É uma pesquisa de natureza aplicada, pois se refere às práticas de Gestão do Conhecimento no Departamento de Compras da UFSC, por exigir uma série de informações para esclarecer os objetivos de estudo, trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, pois as informações necessárias não são representações numéricas, mas sim baseadas em entrevistas e observações. |