Qualidade de vida no trabalho: a percepção dos colaboradores de uma microempresa de serviços de Florianópolis

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Qualidade de vida no trabalho: a percepção dos colaboradores de uma microempresa de serviços de Florianópolis

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Título: Qualidade de vida no trabalho: a percepção dos colaboradores de uma microempresa de serviços de Florianópolis
Autor: Lima, Ana Carolina de; Lenzi, Gabriela Costa
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar qual o nível de qualidade de vida no trabalho percebido pelos colaboradores em uma microempresa, empresa de formação familiar localizada em Florianópolis, Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, que buscou verificar a satisfação ou insatisfação da população estudada de acordo com as oito dimensões propostas no modelo de Walton (1973) de qualidade de vida. A coleta de dados foi realizada através de um questionário estruturado com perguntas de respostas fechadas. Os resultados da pesquisa apontaram que de forma geral os colaboradores estão satisfeitos com as ações de qualidade de vida observadas na referida empresa. Entretanto, há pontos que poderão ser trabalhados e auxiliar na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, os quais estão relacionados aos fatores de oportunidade de crescimento e segurança e a relevância social da vida no trabalho. Considerando os pontos a serem melhorados foram sugeridas as ações de melhorias: uma restruturação na parte de gestão de pessoas que está deficiente quanto aos treinamentos e benefícios, um maior envolvimento da organização em trabalhos sociais e a construção de um plano de melhoria contínua de qualidade de vida para seus colaboradores.This research aims to analyze which is the quality of life level at work perceived by employees in a small business family company located in Florianopolis, Santa Catarina. This is a descriptive research, which aims to evaluate the satisfaction or dissatisfaction of the population studied in agreement with the eight dimensions proposed in Walton model (1973) quality of life. Data collection was conducted through a questionnaire with closed questions. The results showed that in general the employees are satisfied with the quality of life perceived by them. However there are points that can be worked on and help improving the quality of life of employees, which are related to the factors of opportunity for growth and safety and the social relevance of life at work. Considering the points to be improved, were suggested the actions: a restructuring in the people management part that is deficient in training and benefits, a greater involvement of the organization in social work, and the construction of a plan for continuous quality improvement life for its employees.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171245
Data: 2016


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