Title: | O teletrabalho na percepção dos teletrabalhadores e gestores: um estudo de caso no Poder Judiciário de Santa Catarina |
Author: | Hau, Francieli |
Abstract: |
Este trabalho aborda um tema proveniente das transformações nos ambientes organizacionais impulsionadas, principalmente, pela globalização e avanço das tecnologias da informação e comunicação, o teletrabalho. Neste contexto, o presente trabalho busca analisar a implantação do teletrabalho no Poder Judiciário de Santa Catarina de acordo com a percepção dos teletrabalhadores e seus gestores, no que se refere ao perfil dos sujeitos, motivações para ingresso na modalidade, vantagens e desvantagens e por fim, melhorias ao programa. Para isso, além de uma revisão bibliográfica abordando os elementos teóricos importantes para a pesquisa, utilizou-se como procedimentos metodológicos a abordagem qualitativa, a estratégia de estudo de caso e também o estudo longitudinal dividido em duas coletas de dados, realizadas através de questionários contemplando a turma ingressante por meio do edital 2/2016. As informações obtidas derivam de relatos de 34 teletrabalhadores na primeira coleta, 26 na segunda coleta, de 10 gestores e também do coordenador do programa. Os resultados indicam, em sua maioria, teletrabalhadores do sexo feminino, casados ou em união estável, com no mínimo graduação e possuem uma característica de perfil de personalidade essencial para a modalidade, a capacidade de conciliação das relações pessoais e profissionais no mesmo espaço. No que se refere às principais vantagens e motivações para ingresso na modalidade, na percepção dos teletrabalhadores, está a qualidade de vida em família proporcionada pelo teletrabalho, quanto as principais vantagens na percepção dos gestores, aponta-se a maior produtividade e motivação dos teletrabalhadores. A análise dos dados também permitiu concluir que o programa não possui grandes desvantagens na percepção dos sujeitos, sendo citados por uma pequena parcela de teletrabalhadores apenas as oportunidades de carreira reduzida e isolamento social, e pelos gestores a falta de legislação específica e vulnerabilidade de dados e recursos. Pode-se concluir também que há melhorias a serem construídas ao longo da implantação inicial do teletrabalho, tais como a capacitação/treinamento dos gestores para uma melhor conscientização, necessidade de adequação e clareza na definição de metas, uma comunicação mais efetiva entre as partes e maior divulgação acerca das regras e resultados do programa. This study approaches a theme coming from the transformations in the organizational environments, driven mainly by globalization and the advance of technologies in the information and communication technologies, telecommuting. In this context, the study seeks to analyze the implementation of telecommuting in the Judiciary of Santa Catarina according to the perception of teleworkers and their managers. To achieve that, in addition to a bibliographical review approaching important theoretical elements for there search, the methodological procedures used were a qualitative approach, a case study strategy and a longitudinal study divided into two data collections, applying a questionnaire to the new group of entrants through the 2/2016 edict. The information obtained comes from reports of 34 telecommuters in the first collection, 26 in the second collection, 10 managers and also the coordinator of the program. The results indicate, for the most part, female teleworkers, married or in a stable union, with at least graduation and have a personality profile essential for the modality, the ability to reconcile personal and professional relationships in the same space. In regards to the main advantages and motivations for entering the modality, in the perception of teleworkers, is the quality of family life provided by telecommuting, while the main advantages in the perception of managers, higher productivity and motivation of teleworkers were pointed out. Data analysis also all owed us to conclude that the program does not have major disadvantages in the perception of the subjects, with only a small number of telecommuters being pointing out reduced career opportunities and social isolation, and for managers lack of specific legislation and vulnerability of data and resources. It canal so be concluded that there are improvements to be built during the initial implementation of telework, such as the grooming/training of managers for a better awareness, the need for adequacy and clarity in setting goals, a more effective communication between the parts involved and the dissemination of the program's rules and results. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171238 |
Date: | 2016-11-28 |
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VERSÃO FINAL -.pdf | 632.8Kb |
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TCC |