A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, Dirce Lurdes Pires |
|
dc.date.accessioned |
2016-10-25T23:30:35Z |
|
dc.date.available |
2016-10-25T23:30:35Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169938 |
|
dc.description |
Rodrigues, Dirce Lurdes Pires A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa / Dirce Lurdes Pires Rodrigues. Guarulhos, 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2015. Orientação: Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. Título em inglês: The arithmetic table in different educational stages: from active teaching to active school. 1. Tabuada. 2. Matemática. 3. Ensino ativo. 4. Escola ativa. I. Título. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A dissertação “A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa”, analisa as transformações da tabuada, como instrumento didático-pedagógico, durante as renovações educacionais pós-república. O trabalho está elaborado numa abordagem historiográfica, sendo a História Cultural a opção teórico-metodológica escolhida. Dentro da perspectiva histórica, a investigação das fontes toma como ponto de partida os periódicos educacionais privilegiando os inseridos no repositório digital de Santa Catarina, na área destinada à História da Educação Matemática e que compõe um dos projetos de pesquisa do Grupo de História da Educação Matemática no Brasil. Do empirismo da escola laica à sistematização do ensino em que a psicologia desponta para dar subsídios à educação, a narrativa da trajetória da tabuada favorece os educadores, antes de tudo, a pensar a tabuada ora de modo isolado no entendimento de suas particularidades, ora como componente de uma cultura escolar em transformação dentro de cada temporalidade, agente/instrumento, num magma de métodos e procedimentos atuando na aprendizagem do conjunto de saberes elementares, em específico no cálculo aritmético. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Tabuada |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino ativo |
pt_BR |
dc.subject |
Escola ativa |
pt_BR |
dc.title |
A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar