A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa

DSpace Repository

A- A A+

A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa

Show simple item record

dc.contributor.advisor Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author Rodrigues, Dirce Lurdes Pires
dc.date.accessioned 2016-10-25T23:30:35Z
dc.date.available 2016-10-25T23:30:35Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169938
dc.description Rodrigues, Dirce Lurdes Pires A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa / Dirce Lurdes Pires Rodrigues. Guarulhos, 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2015. Orientação: Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. Título em inglês: The arithmetic table in different educational stages: from active teaching to active school. 1. Tabuada. 2. Matemática. 3. Ensino ativo. 4. Escola ativa. I. Título. pt_BR
dc.description.abstract A dissertação “A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa”, analisa as transformações da tabuada, como instrumento didático-pedagógico, durante as renovações educacionais pós-república. O trabalho está elaborado numa abordagem historiográfica, sendo a História Cultural a opção teórico-metodológica escolhida. Dentro da perspectiva histórica, a investigação das fontes toma como ponto de partida os periódicos educacionais privilegiando os inseridos no repositório digital de Santa Catarina, na área destinada à História da Educação Matemática e que compõe um dos projetos de pesquisa do Grupo de História da Educação Matemática no Brasil. Do empirismo da escola laica à sistematização do ensino em que a psicologia desponta para dar subsídios à educação, a narrativa da trajetória da tabuada favorece os educadores, antes de tudo, a pensar a tabuada ora de modo isolado no entendimento de suas particularidades, ora como componente de uma cultura escolar em transformação dentro de cada temporalidade, agente/instrumento, num magma de métodos e procedimentos atuando na aprendizagem do conjunto de saberes elementares, em específico no cálculo aritmético. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Tabuada pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Ensino ativo pt_BR
dc.subject Escola ativa pt_BR
dc.title A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Dissertação de ... urdes Pires Rodrigues.pdf 1.028Mb PDF View/Open Dissertação Dirce Tabuada

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar