Carne, tinta e papel: a emergência do sujeito travesti público-midiatizado em Fortaleza (CE), no tempo dos hormônios/farmacopornográfico

DSpace Repository

A- A A+

Carne, tinta e papel: a emergência do sujeito travesti público-midiatizado em Fortaleza (CE), no tempo dos hormônios/farmacopornográfico

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Neckel, Roselane pt_BR
dc.contributor.author Veras, Elias Ferreira pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-19T13:00:50Z
dc.date.available 2016-10-19T13:00:50Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 339030 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169488
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho, analiso a emergência do sujeito travesti em Fortaleza (CE), seu surgimento como nova personagem público-midiatizada e estigmatizada, na passagem do tempo das perucas para o tempo dos hormônios, este último, chamado de tempo farmacopornográfico (virada da década de 1970 para 1980). Problematizo esse processo de subjetivação farmacopornográfico a partir de uma análise foucaultiana e de gênero-queer das fontes históricas (jornais, revistas, obras literárias, antropológicas e narrativas orais de travestis). Se, no tempo das perucas, o termo travesti designava uma prática eventual, restrita aos espaços privado e/ou público-temporário, no tempo farmacopornográfico, a palavra também passou a nominar um novo sujeito sexual, que ganhou inteligibilidade heteronormativa, em grande parte, graças aos meios de comunicação, como um "tipo" de homossexual marcado pela ambiguidade. Tal emergência foi acompanhada por discursos e práticas de excitação-fascínio e de controle-estigma. Nessa trama-tempo marcada por embates, as travestis produziram contra-discursos que contribuíram para rearranjar as normas de gênero, sexualidade, corpo e do público-privado em Fortaleza.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : In this paper I analyze the emergence of the subject transvestite in Fortaleza (Ceará State), its appearance as a new public-mediatized and stigmatized character in the passage of the wigs times to the hormones-pharmacopornographic times (in the turn of the 1970s to 1980s). I problematize this process of pharmacopornographic subjectivity from a Foucault's analysis of gender-queer of historical sources (newspapers, magazines, literary, anthropological and oral narratives of transvestites). If, at the wigs times, the term transvestite designated an eventual practice, confined to private spaces and/or public-temporary ones, at the pharmacopornographic times the word also came to nominate a new sexual individual who got heteronormative intelligibility, largely by the media, as a "type" of homosexual marked by ambiguity. Such emergence was accompanied by speeches and practices of excitation-fascination and control-stigma. At this plot-time marked by clashes, transvestites produced counter-speeches that contributed to rearrange gender norms, sexuality, body, and public-private in Fortaleza. en
dc.format.extent 228 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Travestis pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Ceará pt_BR
dc.subject.classification Identidade de gênero pt_BR
dc.subject.classification Ceará pt_BR
dc.title Carne, tinta e papel: a emergência do sujeito travesti público-midiatizado em Fortaleza (CE), no tempo dos hormônios/farmacopornográfico pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Pedro, Joana Maria pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
339030.pdf 2.584Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar