Formar um novo sujeito: educação técnica e cooperativa na Cooperalfa (1977-1996)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Formar um novo sujeito: educação técnica e cooperativa na Cooperalfa (1977-1996)

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Klug, João pt_BR
dc.contributor.author Forneck, Elisandra pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-19T12:54:38Z
dc.date.available 2016-10-19T12:54:38Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 338135 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169438
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Analisar de que forma as cooperativas estiveram presentes no processo de modernização agrícola brasileiro na segunda metade do século XX e como a Cooperativa Agroindustrial Alfa Cooperalfa fez parte desse projeto no oeste catarinense são parte dos objetivos desta pesquisa. A Cooperalfa, com sede em Chapecó/SC, foi agente fomentador de uma educação de transformação do rural considerado atrasado em prol de um rural moderno . Através do trabalho da Assessoria de Comunicação e Educação e do Setor Técnico buscava-se fidelizar o agricultor à cooperativa e formar um novo agricultor (a) que se moldasse aos padrões de produtividade, modernidade e civilidade que o Brasil almejava. Pretendemos nesta pesquisa enfocar o trabalho que a educação cooperativa e educação técnica realizaram na moldagem de um novo indivíduo e analisar de que maneira esse trabalho influenciou no sentido de justificar a necessidade das mudanças na estrutura produtiva e familiar dos associados da Cooperalfa no oeste catarinense, para atender a projeto de modernização agrícola do país. A Cooperalfa recebeu apoio governamental para implementar mudanças nos modos de produzir, pensar, agir e viver, efetivadas através da atuação da Assessoria de Comunicação e Educação e do Departamento Técnico. Devido à influência que as cooperativas tiveram e ainda tem para a economia regional, o estudo das questões sociais, econômicas e políticas que permeiam associados, educadores, técnicos e diretoria da Cooperalfa se torna de suma importância para compreender a construção dessas relações, não apenas institucionais, mas também regionais.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Among the main objective of this research can be enhanced the analysis about how cooperatives were present in Brazilian agricultural modernization process in the second half of twentieth century and as the Cooperativa Agroindustrial Alfa Cooperalfa was part of this project in Western Santa Catarina. Cooperalfa, based in Chapecó, Santa Catarina state, was enabler of a education transformation in a rural context considered outdated in favor of a modern rural. Through the Communications Department and Education and the Technical Sector work the cooperative sought to form a new farmer who moulds to productivity standards, modernity and civility that Brazil craved. In this study, we intend focus on cooperative education and technical education work, in shapping a new individual and analyze how this work influenced in order to justify the need for changes in the production and family structure of Cooperalfa farm members in Santa Catarina Western. This work intended to provide Brazil s agricultural modernization project, inspired by North-American development model. Cooperalfa received government support to implement changes in ways of producing, thinking, acting and living, carried through Communications and Education and Technical department s actuation. Due the influence that cooperativeshad and still has in regional economy, social, economic and political studies permeate cooperative members, educators, technicians and directors. This study becomes extremely important to understand the relations building, in institutional and regional aspects. en
dc.format.extent 361 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Cooperativismo pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Cooperativas agrícolas pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Educação cooperativa pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Agricultura pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.title Formar um novo sujeito: educação técnica e cooperativa na Cooperalfa (1977-1996) pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Nodari, Eunice Sueli pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
338135.pdf 5.677Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar