"Tem que ler até o fim?": o consumo da grande reportagem multimídia pelas gerações X, Y e Z nas multitelas

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"Tem que ler até o fim?": o consumo da grande reportagem multimídia pelas gerações X, Y e Z nas multitelas

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Title: "Tem que ler até o fim?": o consumo da grande reportagem multimídia pelas gerações X, Y e Z nas multitelas
Author: Winques, Kérley
Abstract: O resgate e fortalecimento do jornalismo de apuração e o aprofundamento das informações têm se consolidado no webjornalismo em anos recentes. A renovação da grande reportagem aliada aos elementos multimídia consolida um novo formato expressivo do jornalismo online. Esta pesquisa tem como objeto de estudo o consumo da grande reportagem multimídia nas multitelas ? computador, tablet e smartphone ? por diferentes gerações. O objetivo é descobrir de que forma se dão os processos de consumo das gerações X, Y e Z, na série Tudo Sobre, da Folha de S.Paulo. A Geração X é formada por nascidos entre 1965 e 1978, a Y nasceu entre 1979 e 1992, e a Z é constituída por nascidos a partir de 1993. Os participantes de cada geração são estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina respectivamente da Pós-graduação em Educação, Graduação em Pedagogia e Colégio de Aplicação. Os procedimentos metodológicos organizam-se em duas etapas específicas: 1) aplicação do questionário socioeconômico para definição dos usuários participantes dos grupos focais; 2) verificação do consumo das gerações mediante observação simples e participante dos grupos. No que tange à observação participante, o questionário utilizado é uma adaptação do método de observações denominado Entrevistas Baseadas em Cenários e Tarefas, que é uma variante dos testes de usabilidade. A função do grupo focal é comentar e discutir em grupo sobre o objeto empírico, que oferece respostas qualitativas, consistentes, opinativas e engajadas com a experiência do leitor. Os resultados indicam, entre outros pontos, que as gerações têm percepções e utilizações diferentes sobre o texto longo (longform), os elementos multimídia ? principalmente vídeos ? e, ainda, sobre as telas. Mais do que simplesmente apontar respostas sobre o consumo qualitativo, a pesquisa procura trazer contribuições para pensar no leitor geracional e, ainda, no leitor brasileiro.<br>Abstract : The recover and strengthening of newsgathering and the deepening of information is being consolidated in Web Journalism in the past years. The renewal of the Grande Reportagem in connection with the multimedia elements consolidates a new expressive format of online journalism. The object of this research is the consumption of the Grande Reportagem through the multiscreens ? computers, tablets, and smartphones ? by different generations. The aim is to find out how the process of consumption of the generations X, Y, and Z works, in the series ?Tudo Sobre?, produced by ?Folha de S.Paulo.? The generation X is composed by individuals born between 1965 and 1978; the generation Y was born between 1979 and 1992, and the generation Z is constituted by individuals born since 1993. The participants of each generation are students of ?Universidade Federal de Santa Catarina? and they represent ?Colegio Aplicacao,? undergraduate students in Pedagogy and graduate studentes in Education. The methodological procedures are structured in two different stages. The first one is the application of the socio-economical questionnaire for the definition of the participants of each focal group, the second one is the verification of the consumption of the generations through simple and participant observation of the groups. Regarding the participant observation, the questionnaire used is an adaptation of the method of observations called Interviews Based in Scenarios and Tasks, which is a variant of the usability tests. The function of the focal group is to comment and to discuss in groups on the empirical object, which provides qualitative, consistent, opinionative, and reader-engaged answers. The results indicate, between other points, that the generation have different perceptions and uses about the longform, the multimedia elements ? especially videos ? and, moreover, about the screens. This research not only presents answers about the qualitative consumption, but also contributes in the reflection about the generational reader and, furthermore, the Brazilian reader.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2016.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169201
Date: 2016


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