É apenas um jogo: pensamento, condição humana e pós-modernidade no final do século XX na história em quadrinhos Os invisíveis, de Grant Morrison

DSpace Repository

A- A A+

É apenas um jogo: pensamento, condição humana e pós-modernidade no final do século XX na história em quadrinhos Os invisíveis, de Grant Morrison

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Flores, Maria Bernardete Ramos pt_BR
dc.contributor.author Czizeweski, Grégori Michel pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-11T04:05:21Z
dc.date.available 2016-10-11T04:05:21Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 341814 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169092
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract No presente trabalho procuramos estabelecer linhas de compreensão de algumas formas de pensamento e de vivências no final do Século XX, repensando-as junto com a história em quadrinhos Os Invisíveis, de Grant Morrison. Para tanto, começamos abordando o conceito de invisibilidade, a partir do seu aspecto formal, para depois pensa-lo como possibilidade de resistência política frente a uma ?sociedade de controle?. Em seguida, passamos a tratar do conceito de tempo e das experiências de novas temporalidades que se abrem como possibilidade no final do Século. Como um terceiro ponto, abordamos as questões relativas à fragmentação do real e o jogo entre real e Simulação que são tomados como fortes elementos da pós-modernidade. Por fim, discorremos acerca da multiplicidade identitária na contemporaneidade e do papel da tecnologia nas novas maneiras dos humanos compreenderem a si mesmos.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : In this thesis we tried to establish lines of understanding of some forms of thought and experiences in the late twentieth century, rethinking them in conjunction with the comic The Invisibles, by Grant Morrison. We begin by addressing the concept of invisibility, from its formal aspect, then think it as a possibility of political resistance to a "control society". Then we come to addressing the concept of time and the experience of new temporalities that open up as a possibility at the end of the century. As a third point, we address matters concerning to the fragmentation of real and the game between real and Simulation which are used as strong elements of postmodernity. Finally, we discus about the identity multiplicity in contemporaneity and the role of technology in new ways of human self-understanding. en
dc.format.extent 280 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Histórias em quadrinhos pt_BR
dc.subject.classification Pensamento pt_BR
dc.subject.classification Condição humana pt_BR
dc.title É apenas um jogo: pensamento, condição humana e pós-modernidade no final do século XX na história em quadrinhos Os invisíveis, de Grant Morrison pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
341814.pdf 18.58Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar