É apenas um jogo: pensamento, condição humana e pós-modernidade no final do século XX na história em quadrinhos Os invisíveis, de Grant Morrison
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Flores, Maria Bernardete Ramos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Czizeweski, Grégori Michel |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-10-11T04:05:21Z |
|
dc.date.available |
2016-10-11T04:05:21Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
341814 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169092 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No presente trabalho procuramos estabelecer linhas de compreensão de algumas formas de pensamento e de vivências no final do Século XX, repensando-as junto com a história em quadrinhos Os Invisíveis, de Grant Morrison. Para tanto, começamos abordando o conceito de invisibilidade, a partir do seu aspecto formal, para depois pensa-lo como possibilidade de resistência política frente a uma ?sociedade de controle?. Em seguida, passamos a tratar do conceito de tempo e das experiências de novas temporalidades que se abrem como possibilidade no final do Século. Como um terceiro ponto, abordamos as questões relativas à fragmentação do real e o jogo entre real e Simulação que são tomados como fortes elementos da pós-modernidade. Por fim, discorremos acerca da multiplicidade identitária na contemporaneidade e do papel da tecnologia nas novas maneiras dos humanos compreenderem a si mesmos.<br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract : In this thesis we tried to establish lines of understanding of some forms of thought and experiences in the late twentieth century, rethinking them in conjunction with the comic The Invisibles, by Grant Morrison. We begin by addressing the concept of invisibility, from its formal aspect, then think it as a possibility of political resistance to a "control society". Then we come to addressing the concept of time and the experience of new temporalities that open up as a possibility at the end of the century. As a third point, we address matters concerning to the fragmentation of real and the game between real and Simulation which are used as strong elements of postmodernity. Finally, we discus about the identity multiplicity in contemporaneity and the role of technology in new ways of human self-understanding. |
en |
dc.format.extent |
280 p.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Histórias em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pensamento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Condição humana |
pt_BR |
dc.title |
É apenas um jogo: pensamento, condição humana e pós-modernidade no final do século XX na história em quadrinhos Os invisíveis, de Grant Morrison |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar