Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores.

DSpace Repository

A- A A+

Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores.

Show full item record

Title: Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores.
Author: Picolli, Sérgio Ivan
Abstract: Este trabalho discute a importância do uso das TDIC como ferramenta de ensino e aprendizagem. Aborda-se o conceito de letramento digital como prática social e educativa, pois as TDIC estão presentes nas mais diversas situações da vida cotidiana e a Escola inserese nesta sociedade digital. Ressalta-se neste estudo que a Escola não pode ficar à margem desta realidade. Foi realizado um estudo de caso com a Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, com a finalidade de levantar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores do 5º Ano do Ensino Fundamental, sob a perspectiva do letramento digital. Portanto trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quantiqualitativa, no qual buscou-se contemplar os vários sujeitos do processo ensinoaprendizagem. A saber: alunos, pais, professores e gestores da escola em questão. Para cada grupo de sujeitos construiu-se quatro instrumentos de pesquisa: um questionário para os alunos, outro para os pais, e mais um para os professores. Os questionários continham questões semelhantes fechadas e abertas. Em se tratando dos gestores da escola realizou-se uma entrevista semi-estruturada com a gestora da escola e com a secretária educacional. Portanto na análise dos dados serão demonstrados os dados separadamente entre esses quatro grupos. Os três primeiros grupos (alunos, pais e docentes) por meio de tabelas, e, no caso das entrevistas, a descrição geral das falas da gestora e secretária. A amostra foi composta por quarenta e quatro alunos, quarenta e dois pais, cinco professores, uma gestora e uma secretária educacional. Os resultados emergentes deste estudo revelam que os alunos como autênticos representantes da geração Z, que nasceram sob a influência da tecnologia e possuem uma aptidão natural para lidar com objetos eletrônicos diversos, apresentam uma visão favorável sobre a relevância do uso das TDIC como apoio à construção de conhecimento. Além disso, constatou-se que os pais concordam e consideram de suma importância a incorporação das TDIC como ferramentas de aprendizagem. Ainda observou-se que os professores utilizam recursos digitais variados vinculados às práticas pedagógicas, na busca da construção de conhecimentos significativos, enfocando o letramento digital no processo de ensinoaprendizagem. Já a equipe gestora enfatizou que existe um trabalho coletivo, no qual as TDIC são contempladas, destacando a importância do diário online, uso dos tablets, utilização da Sala Informatizada, formação continuada dos professores, salientando a importância do trabalho em parceria com a monitora do laboratório de informática, que contribui decisivamente com o andamento dos trabalhos relacionados às TDIC. Enfim, a presente pesquisa forneceu dados que possibilitaram a constatação de que a EMEB Prof. Pedro Henrique Berkenbrock apresenta resultados significativos relacionados à articulação entre tecnologias digitais da informação
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169055
Date: 2016-10-09


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Piccolli.pdf 1.345Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar