Jogo digitais: um recurso pedagógico para o processo de alfabetização do 2º, do ensino fundamental, do Cem Gov. Vilson Kleinubing

DSpace Repository

A- A A+

Jogo digitais: um recurso pedagógico para o processo de alfabetização do 2º, do ensino fundamental, do Cem Gov. Vilson Kleinubing

Show full item record

Title: Jogo digitais: um recurso pedagógico para o processo de alfabetização do 2º, do ensino fundamental, do Cem Gov. Vilson Kleinubing
Author: Silva, Marlene Martins da
Abstract: O estudo trata dos jogos digitais no processo de alfabetização na perspectiva do letramento, teve como o objetivo geral conhecer as possíveis contribuições das tecnologias digitais de Informação e de comunicação no processo de alfabetização, com foco nos jogos digitais, como suporte para o desenvolvimento de novas habilidades e competências de escrita e leitura. Como objetivos específicos: proporcionar aos alunos um processo de alfabetização significativo e prazeroso; despertar o interesse dos alunos para a leitura e escrita por meio de atividades lúdicas e significativas fazendo uso de jogos digitais; observar o comportamento dos alunos ao utilizar os jogos digitais; verificar qual o espaço dos jogos digitais em sala de aula, como recurso pedagógico para alfabetização e pesquisar sites de jogos para alfabetização, para serem utilizados com os alunos do segundo ano. Os procedimentos metodológicos adotados foram a abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa-ação com foco nos jogos digitais, como suporte para o desenvolvimento de novas habilidades de escrita e leitura. Os jogos digitais representam um recurso pedagógico que podem auxiliar as práticas de ensino e de aprendizagem, pois possibilitam uma aprendizagem mais dinâmica, significativa e prazerosa que desperta o interesse do aprendiz, favorecendo a aprendizagem. No decorrer do estudo foi observado que os alunos desenvolveram novas habilidades e competências de leitura e escrita, necessárias à alfabetização e os professores envolvidos no desenvolvimento e aplicação das aulas mostraram-se satisfeitos com os resultados obtidos na aprendizagem dos alunos.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169049
Date: 2016-10-09


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Silva.pdf 823.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar