Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital
Show full item record
Title:
|
Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital |
Author:
|
Merízio, Fernando Luís
|
Abstract:
|
Este trabalho discute as implicações da cultura digital no âmbito dos jogos e de modo específico dos jogos de cartas colecionáveis. Apresentando conceitos acerca de letramentos e design de jogos, estudados a partir de perspectivas educacionais, pretende apresentar uma proposta de formação docente para o desenvolvimento de jogos de cartas colecionáveis com objetivos pedagógicos. A metodologia utilizada compreende levantamento de dados por meio de uma pesquisa qualitativa, com o intuito de analisar as práticas docentes em atividades realizadas durante o Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, e a proposta das atividades de formação docente se caracteriza como uma pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontam para a importância de se refletir sobre a escola de forma crítica, procurando aproximá-la da cultura digital vivida pelos estudantes. Uma dessas vias, é a dos jogos como elementos de grande importância na cultura digital, e desta forma, propor formações docentes para a construção de jogos de cartas colecionáveis, como mediadores dos processos de ensinar e aprender, é uma forma de promover a autoria de professores e estudantes. |
Description:
|
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168838
|
Date:
|
2016-09-29 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar