Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital

DSpace Repository

A- A A+

Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital

Show full item record

Title: Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital
Author: Merízio, Fernando Luís
Abstract: Este trabalho discute as implicações da cultura digital no âmbito dos jogos e de modo específico dos jogos de cartas colecionáveis. Apresentando conceitos acerca de letramentos e design de jogos, estudados a partir de perspectivas educacionais, pretende apresentar uma proposta de formação docente para o desenvolvimento de jogos de cartas colecionáveis com objetivos pedagógicos. A metodologia utilizada compreende levantamento de dados por meio de uma pesquisa qualitativa, com o intuito de analisar as práticas docentes em atividades realizadas durante o Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, e a proposta das atividades de formação docente se caracteriza como uma pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontam para a importância de se refletir sobre a escola de forma crítica, procurando aproximá-la da cultura digital vivida pelos estudantes. Uma dessas vias, é a dos jogos como elementos de grande importância na cultura digital, e desta forma, propor formações docentes para a construção de jogos de cartas colecionáveis, como mediadores dos processos de ensinar e aprender, é uma forma de promover a autoria de professores e estudantes.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168838
Date: 2016-09-29


Files in this item

Files Size Format View
TCC Merízio.pdf 1.107Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar