Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital
Show full item record
| 
Title: 
 | 
Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital | 
| 
Author:
 | 
Merízio, Fernando Luís
 | 
| 
Abstract:
 | 
Este trabalho discute as implicações da cultura digital no âmbito dos jogos e de modo específico dos jogos de cartas colecionáveis. Apresentando conceitos acerca de letramentos e design de jogos, estudados a partir de perspectivas educacionais, pretende apresentar uma proposta de formação docente para o desenvolvimento de jogos de cartas colecionáveis com objetivos pedagógicos. A metodologia utilizada compreende levantamento de dados por meio de uma pesquisa qualitativa, com o intuito de analisar as práticas docentes em atividades realizadas durante o Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, e a proposta das atividades de formação docente se caracteriza como uma pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontam para a importância de se refletir sobre a escola de forma crítica, procurando aproximá-la da cultura digital vivida pelos estudantes. Uma dessas vias, é a dos jogos como elementos de grande importância na cultura digital, e desta forma, propor formações docentes para a construção de jogos de cartas colecionáveis, como mediadores dos processos de ensinar e aprender, é uma forma de promover a autoria de professores e estudantes. | 
| 
Description:
 | 
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. | 
| 
URI:
 | 
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168838
 | 
| 
Date:
 | 
2016-09-29 | 
	     
        
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
 
 
Search DSpace
Browse
- 
All of DSpace
 
- 
This Collection
 
 
My Account
Statistics
Compartilhar