Ética e cultura digital na escola: aproximações e implicações para capacitar a comunidade escolar.

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Ética e cultura digital na escola: aproximações e implicações para capacitar a comunidade escolar.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Oliveira, Brisa Teixeira de
dc.contributor.author Ritzmann, Lisane
dc.date.accessioned 2016-09-28T19:31:56Z
dc.date.available 2016-09-28T19:31:56Z
dc.date.issued 2016-09-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168738
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. pt_BR
dc.description.abstract RITZMANN, Lisane. Ética e Cultura Digital na Escola: Aproximações e Implicações para Capacitar a Comunidade Escolar. 59 p. Monografia (Especialização em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. A ética na escola é um campo de reflexões que busca conhecer as relações entre alunos e funcionários para melhorar a convivência no dia a dia. A problemática deste estudo trata-se de proporcionar situações de conscientização das questões éticas que as mudanças no mundo digital nos trazem, mudando significativamente o modo de nos relacionarmos nas redes sociais e na educação e informando sobre a obrigatoriedade da inclusão da educação digital no sistema educacional brasileiro, incentivando o professor a desenvolver competências para melhor explorar as novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). A questão que norteia a pesquisa é: “De que forma se portar, frente às possibilidades das TDIC de contribuírem significativamente para o modo de nos relacionarmos nos processos de ética e cidadania digital na escola? ”. Os postulados teóricos básicos deste estudos são: Educação, Ética e Cultura, TDIC em Educação, Recursos Digitais, Era Digital, Agressões na internet, Bullyng e Cyberbullyng, Redes Sociais, Direitos autorais. Para a realização deste trabalho, fez-se um estudo de caso, que avalia, entre os profissionais de educação, o uso correto dos dispositivos móveis, destacando e divulgando as melhores práticas em sala de aula, utilizando-se de métodos mistos: qualitativos e quantitativos para o fornecimento de uma fundamentação sólida com o intuito de dar uma maior credibilidade à pesquisa. Com isso, foi possível cruzar os dados dos dois métodos, comparando-os e fornecendo uma riqueza de dados em profundidade para uma ampla compreensão dos objetivos e da delimitação do problema estipulado. O objeto de estudo é o Curso de Formação Continuada para Professores do Programa Nacional de informática na Educação (Proinfo). Para a coleta e análise dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos: revisão sistemática, questionários, coleta e organização e análise documental. Para analisar a questão dos dados, os resultados são apresentados no Programa de Formação Continuada para Professores do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Redes e Aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam a falta de informação em relação ao assunto postulado entre ética e cidadania digital. pt_BR
dc.format.extent 87 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Cultura Digital pt_BR
dc.subject Cyberbullying pt_BR
dc.title Ética e cultura digital na escola: aproximações e implicações para capacitar a comunidade escolar. pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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