Sabinas Lucrécias e Tarpeias: o ritual do casamento ressignificado

DSpace Repository

A- A A+

Sabinas Lucrécias e Tarpeias: o ritual do casamento ressignificado

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Tânia Regina Oliveira pt_BR
dc.contributor.author Real, Luiza Andrade Wiggers pt_BR
dc.date.accessioned 2016-09-20T04:00:55Z
dc.date.available 2016-09-20T04:00:55Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 341904 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167584
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Minha pesquisa procura demonstrar aspectos simbólicos e ritualísticos do casamento abordados pela Literatura Clássica Latina, pela literatura contemporânea brasileira e pelo cinema estrangeiro. O corpus escolhido da Literatura Clássica para exemplificar tais aspectos é o conjunto das lendas legadas pela Antiguidade Clássica Latina O Rapto das Sabinas e Desonra e morte de Lucrécia, registradas por Tito Lívio, e a A Rocha Tarpeia, na versão de Propércio, juntamente com o romance de estreia do escritor brasileiro Francisco Azevedo, intitulado O arroz de Palma (2011), e o longa-metragem Melancholia (2011), do cineasta dinamarquês Lars von Trier. O método utilizado para esta pesquisa foi preferencialmente o analítico, com revisão sócio-histórica e incidência interpretativa sobre as narrativas. Dessa forma, ao analisar costumes antigos, rituais de casamento e a estruturação social e moral das urbes, foi possível aprofundar a aproximação que parece existir com uma sociedade diversa da nossa, embora uma seja a continuidade da outra. Com isso, pôde-se descobrir ressignificações sobre aspectos simbólicos e ritualísticos do casamento, retratados de forma literária e cinematográfica, e que refletem cerimônias perpetuadas até hoje em diferentes culturas.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This research aims to demonstrate symbolic and ritualistic aspects of marriage seen in Classical Latin Literature, in contemporary Brazilian literature, and in foreign cinema. The corpus chosen in Classical Literature to exemplify such aspects is the collection of legends inherited from Classical Latin Antiquity, The Rape of the Sabine Women, and Dishonor and Death of Lucretia, registered by Livy (Titus Livius), Tarpeian Rock, in the version of Propertius, as well as Brazilian writer Francisco Azevedo?s first novel, Once upon a time in Rio (2011), and Danish filmmaker Lars von Trier?s Melancholia (2011). The primary method used in the research was analytical, intertwined with socio-historical review and interpretations of the narratives. Thus, by analyzing ancient traditions, marriage rituals, models of marital life, and the social and moral structuring of urbes, it was possible to further the similarity that seems to exist between our society and one different from it, even though one is the continuation of the other. The main objective was to discover resignifications of symbolic and ritualistic aspects of marriage as portrayed in literature and cinema that reflect ceremonies still present in different cultures. en
dc.format.extent 106 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Casamento na literatura pt_BR
dc.subject.classification Cinema e literatura pt_BR
dc.subject.classification Literatura clássica pt_BR
dc.subject.classification Literatura latina pt_BR
dc.subject.classification Literatura brasileira pt_BR
dc.title Sabinas Lucrécias e Tarpeias: o ritual do casamento ressignificado pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
341904.pdf 3.855Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar