´Estratégias de crescimento da empresa BRF S/A no período 2000-2014

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´Estratégias de crescimento da empresa BRF S/A no período 2000-2014

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Júnior, Luiz Carlos de Carvalho
dc.contributor.author Tuckumantel, Hugo Leonardo
dc.date.accessioned 2016-09-19T15:55:49Z
dc.date.available 2016-09-19T15:55:49Z
dc.date.issued 2016-09-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167545
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. pt_BR
dc.description.abstract Em um ambiente extremamente dinâmico como o da indústria de alimentos, definir as estratégias a serem adotadas para se destacar perante a concorrência e conquistar o tão almejado crescimento é fundamental. Para isso, identificar e compreender o propósito das estratégias de crescimento é essencial para as empresas alcancem os objetivos pretendidos. Diante do exposto, o objetivo desse trabalho é de identificar e de apontar as estratégias que foram adotadas e possibilitaram o crescimento da empresa BRF S/A, com o intuito de entender seu crescimento enérgico entre os anos de 2000 e 2014. A BRF S/A é um conglomerado nacional do ramo da alimentação, detentora das marcas Sadia, Perdigão e Qualy. Ela foi originada mediante a fusão das ações da empresa Sadia S.A. com o capital social da empresa Perdigão S.A, em 2009. Consagrada há mais de 80 anos, a primeira unidade foi fundada em 1934, na cidade de Videira, Santa Catarina. A empresa opera nos segmentos de carnes, massas e pizzas, alimentos processados, margarinas e congelados. Os grandes polos produtivos do grupo concentram-se na cidade de Uberlândia/MG, em Lucas do Rio Verde/MT e em Rio Verde/GO. Segundo a revista Forbes Brasil, a BRF foi elencada em 2014 como a sétima maior empresa de alimentos no mundo e como uma das maiores exportadoras mundiais de aves e de suínos. A empresa conta com mais de 105 mil funcionários que estão alocados em 36 unidades fabris em território nacional, 16 no exterior (9 na Argentina, 4 na Tailândia, 1 no Reino Unido, 1 na Holanda e 1 em Abu Dhabi – nos Emirados Árabes) e 40 centros de distribuição. Em um levantamento recente feito pela revista IstoÉ Dinheiro (2015) e pela Millward Brown Vermmer, as marcas Sadia e Perdigão foram classificadas como uma das 50 mais valiosas do país – 3º e 17º respectivamente. O mesmo estudo apontou, ainda, a relevância da marca Sadia, que está elencada entre as cinco marcas mais valiosas da década. No âmbito regional, catarinense, segundo a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC, 2014), a BRF desempenha um papel econômico fundamental para a máquina estatal. Considerada a maior empresa exportadora do Estado, em milhões de US$, a empresa gera mais 25.000 postos de trabalho e possui enorme representatividade nacional e mundial. Dessa maneira, com o intuito de constatar o crescimento atingido pela gigante do setor alimentício e verificar as estratégias que lograram êxito entre os anos de 2000 e 2014, faz-se necessário uma recapitulação do referencial teórico disponível, em conjunto com o panorama com o setor que a BRF está inserida. Por se tratar de um período consideravelmente extenso (15 anos), para que se possa melhor visualizar as estratégias serão apontadas as principais que possibilitaram destaque diante dos concorrentes e as que tiveram maior impacto quanto a seu crescimento durante os anos analisados. pt_BR
dc.format.extent 71 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Estratégia de Crescimento; Indústria de Alimentos; BRF S/A pt_BR
dc.title ´Estratégias de crescimento da empresa BRF S/A no período 2000-2014 pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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