Os impactos da inovação na trajetória da indústria fonográfica brasileira
Show full item record
Title:
|
Os impactos da inovação na trajetória da indústria fonográfica brasileira |
Author:
|
Assunção, Eliana
|
Abstract:
|
Nos últimos anos o mundo tem vivenciado uma nova realidade de consumo, via meios digitais. Nunca se utilizou tanto os aplicativos e redes sociais, cujas opções para relacionamento do consumidor com o conteúdo online, são diversas. Segundo dados da comScore (2015) a população digital no Brasil é de mais de 84 milhões de usuários, além disso, os brasileiros são os que mais gastam tempo em redes sociais, em média são mais de 21 minutos por visita, 60% maior que a média mundial. O modo de produzir, se apropriar e inovar com a cultura mudou drasticamente depois da internet e uma das indústrias mais atingidas por estas mudanças foi a da música. O último relatório da Associação Brasileira dos Produtores de Disco (ABPD) referente ao mercado fonográfico mundial e brasileiro em 2015 mostra que as vendas físicas no mundo caíram 4,5% no ano passado, enquanto as receitas da área digital cresceram 10,2%, representando mais da metade do faturamento com música gravada em 19 países, inclusive o Brasil. Nesse contexto, este trabalho buscou primeiramente descrever a origem e o desenvolvimento da indústria de música brasileira e através do conceito de inovação e ciclo de vida do produto identificar e analisar as principais mudanças ocorridas na indústria fonográfica com a evolução das tecnologias da informação e a internet. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167537
|
Date:
|
2016-09-19 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar