A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945)

DSpace Repository

A- A A+

A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author Ramos, Bruna Lima
dc.date.accessioned 2016-09-05T21:14:18Z
dc.date.available 2016-09-05T21:14:18Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167144
dc.description Ramos, Bruna Lima. A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945). Bruna Lima Ramos. Guarulhos, 2016. 98f + anexos. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa de mestrado acadêmico teve por objetivo compreender as transformações que a Pedagogia Científica trouxe ao cotidiano escolar paulista. Tais mudanças foram estudadas considerando-se uma renovação pedagógica proposta ao período e os saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares,os quais ocasionaram em uma nova cultura escolar, a partir da análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino de São Paulo. A questão que guiou o estudo foi: quais representações foram construídas sobre o impacto da pedagogia científica relativamente aos saberes elementares matemáticos no curso primário paulista, analisadas nos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo? O período de 1930 a 1945 justifica-se pois é referente ao início da instituição dos relatórios de ensino no estado paulista, e a data final do relatório encontrado como fonte de pesquisa. Baseando-se nos conceitos da História Cultural, confrontamos as práticas de ensino representadas nesses documentos por meio das narrativas dos delegados de ensino. Desse modo, foi-nos possível elaborar uma narrativa histórica a partir das noções de representação e de apropriação por Roger Chartier (2002; 2009), de cultura escolar por Dominique Julia (2001) e de estratégias e táticas por Michel De Certeau (2014). A análise feita nos levou a crer que os relatórios possuíam uma escrita condizente com a renovação pedagógica proposta pela Pedagogia Científica, entretanto, as práticas lidas nas entrelinhas dos relatórios pareciam não estarem tão vinculadas ou satisfatórias como se pretendia a essa renovação; além disso, tem-se a matematização da pedagogia lida na utilização da estatística para a criação de dados escolares comparativos. Os relatos e discussões relativos aos saberes elementares matemáticos apareceram de forma modesta nesses documentos, considerando que os delegados de ensino não tinham uma expertise para elaborar cálculos estatísticos mais avançados, porém ainda assim foi possível analisá-los quanto às transformações que acarretaram em uma nova cultura escolar, no ensino primário paulista do período. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.subject Relatórios de Ensino pt_BR
dc.subject Saberes elementares matemáticos pt_BR
dc.subject Pedagogia Científica pt_BR
dc.subject São Paulo pt_BR
dc.title A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945) pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
BRUNA_LIMA_RAMO ... VERSÃO_FINAL_PUBLICADA.pdf 2.455Mb PDF View/Open Dissertação Bruna_UNIFESP

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar