Situação Linguística de Refugiados sírios no Brasil: O ensino de Português como Língua de Acolhimento

DSpace Repository

A- A A+

Situação Linguística de Refugiados sírios no Brasil: O ensino de Português como Língua de Acolhimento

Show full item record

Title: Situação Linguística de Refugiados sírios no Brasil: O ensino de Português como Língua de Acolhimento
Author: Peres, Gabriela
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar o contexto sírio na condição de refugiados no Brasil e dar um novo olhar ao Ensino de Português como língua de acolhimento, numa visão intercultural. Para o início de uma integração social destes deslocados no país o aprendizado da língua se torna imprescindível. Entretanto, é fundamental que estas pessoas preservem a sua língua materna também, pois a língua faz parte da sua identidade. O processo de integração destas pessoas num país novo, não é fácil, já que não escolheram mudar de país e, tampouco mudar de língua. Portanto, a proposta aqui é considerar um processo de ensino da língua de acolhimento com base nas expectativas e necessidades dos refugiados, conhecendo e respeitando suas limitações sociais e culturais bem como questões de preservação de identidade.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167112
Date: 2016-09-01


Files in this item

Files Size Format View
TCC FINAL Rep..pdf 833.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar