Title: | O papel da previdência complementar no planejamento financeiro: compreensão dos estudantes do curso de administração da UFSC |
Author: | Silva, Helenize Aparecida da |
Abstract: |
As mudanças econômicas e sociais ocorridas no Brasil e no mundo nas últimas décadas apresentaram um novo desafio às famílias: alcançar o equilíbrio financeiro. Destaca-se a dimensão demográfica, especialmente o aumento da expectativa de vida ao nascer que está próxima dos 75 anos, impondo o desafio iminente de preparar a população economicamente ativa para o planejamento financeiro da aposentadoria. Este estudo busca verificar qual a compreensão dos estudantes das quatro últimas fases do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina sobre o planejamento financeiro por meio da previdência complementar. O método adotado caracterizou a pesquisa como descritiva e de natureza quantitativa. No que se refere a coleta de dados, realizou-se por meio de questionários disponíveis em endereço eletrônico, contando com 118 respondentes, dos quais 106 atenderam aos critérios da pesquisa. A análise dos dados obtidos possibilitou verificar que grande parte dos estudantes possui uma renda familiar acima do atual valor máximo de benefício de aposentadoria que a previdência social concede e, contraditoriamente, a maioria (84%) afirma não possuir um plano de previdência justificando não possuir condições financeiras. Mesmo informando preocupações com relação à Previdência oficial (77,4%), poucos (16%) realizam um planejamento financeiro por meio da previdência complementar com vistas a manter seu atual padrão de vida na fase pós-laborativa. Acerca de informações sobre o tema no Curso de Administração, a maior parte dos respondentes (72,6%) informou não ter cursado nenhuma disciplina que lhes proporcionasse conhecimento em finanças pessoais, embora considerem o assunto importante para seu planejamento financeiro e para sua atuação profissional. Grande parte dos estudantes pesquisados (77,4%) não considera apenas a renda do INSS para se aposentar, no entanto um pequeno percentual (16%) afirma possuir um plano de previdência complementar. Verificou-se, ainda, que, a maior parte dos estudantes pesquisados (63,2%) não sabe definir o que é previdência complementar, mas mesmo assim, consideram (75,5%) o tema importante e gostariam (86,9%) que o mesmo fosse abordado dentro de alguma disciplina obrigatória do curso de Administração da UFSC. Por fim, concluiu-se que 45,3% dos estudantes não realiza nenhum tipo de planejamento financeiro, mas a grande maioria 75,5% considera o tema deste trabalho importante para tal. Com relação à compreensão sobre previdência complementar, percebeu-se que é muito pequena, e que falta conhecimento sobre assunto, onde 86,9% dos estudantes acreditam que o assunto deveria ser abordado dentro do curso de Administração da UFSC. The economic and social changes in Brazil and the world in recent decades presented a new challenge to families: achieving financial balance. Demographic dimension It is noteworthy, especially the increase in life expectancy at birth that is close to 75 years, imposing the imminent challenge of preparing the labor force for the financial retirement planning. This study seeks to find what the understanding of students of the last four stages Administration Course of the Federal University of Santa Catarina on financial planning by pension. The adopted method characterized the research as descriptive and quantitative. As regards data collection was held through questionnaires available in electronic address, with 118 respondents, of which 106 met the search criteria. The analysis of the data enabled us to verify that most students have a household income above the current maximum amount of retirement benefit that social security grants and, paradoxically, the majority (84%) say they do not have a pension plan justifying not having financial conditions. Even stating concerns regarding official security (77.4%), few (16%) hold a financial planning through pension in order to maintain your current standard of living in post-productive working phase. About information on the topic in the Administration Course, the majority of respondents (72.6%) reported not having attended any course that would give them knowledge in personal finance, but consider the important issue for their financial planning and to their professional activities . Much of the surveyed students (77.4%) does not consider only the income of the INSS to retire, however a small percentage (16%) say they have a pension plan. There was also that most of the surveyed students (63.2%) did not know how to define what is pension, but even so, consider (75.5%) the major issue and would like (86.9% ) that it be addressed in any compulsory subject in the course of Directors of UFSC. Finally, it was concluded that 45.3% of students do not perform any type of financial planning, but the vast majority 75.5% consider the theme of this important work to do so. Regarding the understanding of pension, it was realized that it is very small, and lacking knowledge of the subject, where 86.9% of students believe that the issue should be addressed within the course of Directors of UFSC. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166988 |
Date: | 2016-08-30 |
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TC - Helenize A. da Silva.pdf | 1.526Mb |
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