Mapeamento das práticas e processos de implementação de responsabilidade social corporativa: estudo de caso na Intelbras.

DSpace Repository

A- A A+

Mapeamento das práticas e processos de implementação de responsabilidade social corporativa: estudo de caso na Intelbras.

Show full item record

Title: Mapeamento das práticas e processos de implementação de responsabilidade social corporativa: estudo de caso na Intelbras.
Author: Ferreira, Aline Silvia Alves; Machado, Emanuela Rozicleia
Abstract: A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é um tema recente no nosso país. Diante das mudanças organizacionais e do aumento da competitividade, este tema tornou-se fundamental para as empresas que prezam pela sua boa imagem e querem garantia de sobrevivência no mercado. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral mapear e classificar as práticas e o processo de implementação da Responsabilidade Social Corporativa da Intelbras, em sua Matriz, localizada na área industrial de José - SC. Para isso, elaboraram-se quatro objetivos específicos: descrever as práticas de RSC desenvolvidas na organização estudada; mapear os instrumentos/medidas utilizadas na organização, bem como as fases de implementação da RSC; verificar impactos econômicos/monetários e não econômicos/não monetários resultantes das atividades de RSC e analisar o processo de implementação de RSC na Intelbras. Inicialmente abordou-se a evolução história da RSC e seus principais conceitos. Em seguida, foi apresentado o modelo Interdisciplinar que serviu de base para esta pesquisa, bem como as orientações centrais de RSC. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a entrevista semiestruturada, a observação participante e a pesquisa documental, que serviram como fundamento para uma pesquisa qualitativa descritiva, através de um estudo de caso. Neste estudo, os resultados obtidos classificaram a empresa com relação às suas atividades e seus processos de implementação de RSC e determinaram que as práticas de RSC na Intelbras constituem um fator de diferenciação na organização.Corporate Social Responsibility (CSR) is a recent theme in our country. In the face of organizational change and increased competitiveness, this topic has become essential for companies who care for their good image and want guarantee of survival in the Market. This course conclusion work has the general objective to map and classify the practices and the implementation process of Corporate Social Responsibility of Intelbras in its headquarters located in the industrial area of São José - SC. For this, were elaborated four specific objectives: to describe CSR practices developed in the studied organization; to map the instruments/measurements used in the organization, as well as the phases of the CSR implementation; to check economic/monetary and non-economic/non-monetary impacts of CSR activities and to analyze the CSR implementation process in Intelbras. First of all, it was discussed the historic evolution of the CSR and its main concepts. Then, it was presented the Interdisciplinary model that was the basis for this research, as well as the central guidelines of CSR. The methodological procedures used were semi-structured interviews, participant observation and documental research, which served as the basis for a descriptive qualitative research, through a case of study. In this study, the achieved results classified the company with respect to its activities and its CSR implementation processes and determined that CSR practices in Intelbras constitute a differentiating factor in the organization.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166986
Date: 2016-08-30


Files in this item

Files Size Format View
TC - Aline Ferreira e Emanuela Machado.pdf 1.942Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar