Title: | Qualidade de vida no trabalho: análise de uma organização do ramo contábil de Florianópolis/SC |
Author: | Costa, Talita Justino dos Santos |
Abstract: |
Este trabalho aborda a Qualidade de Vida no Trabalho como ferramenta para melhor satisfação e aumento da produtividade dos funcionários. Se trata de uma pesquisa aplicada de natureza descritiva, que abrange uma pesquisa bibliográfica, um estudo de caso e um levantamento. Seu objetivo geral é identificar a percepção dos funcionários da empresa Serconfis Assessoria Contábil S/S Ltda referentes às dimensões formadoras da Qualidade de Vida no Trabalho - QVT a partir da Teoria de Walton. Para atingir esse objetivo foram identificadas as práticas de QVT adotadas pela empresa e as dimensões que mais contribuem para a caracterização da QVT positiva ou negativa. Também foram sugeridas outras práticas de QVT ainda não adotadas pela empresa. A coleta dos dados foi realizada através de questionários e entrevistas, e a análise dos dados se deu de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados indicaram que os funcionários estão parcialmente satisfeitos com a sua qualidade de vida no trabalho e que a empresa possui boas práticas de QVT relacionadas a algumas dimensões propostas por Walton, mas que devem incluir ou melhorar práticas relacionadas a outras dimensões. Por fim, foram sugeridas ações que visam a melhoria da QVT na empresa. The present work addresses the Quality of Working Life as a tool for greater satisfaction and productivity boost by the staff. It is an applied research of a descriptive nature, that involves a bibliographic research, a case study and a survey. Its goal is to identify how the employees of Serconfis Assessoria Contábil S/S Ltda perceive the dimensions that form the Quality of Working Life - QWL according to Walton's Theory. To achieve that goal, the QWL practices adopted by the company and the dimensions that contribute the most for a positive or negative QWL characterization were identified. Also, other QWL practices, not yet applied by the company, were suggested. The data collection was realized through questionnaires and interviews, and the data analysis was made quantitative and qualitative. The results indicated that the employees are partially satisfied with their quality of working life and that the company applies sound QWL good practices related to some of Walton's suggested dimensions, but should include or improve practices related to other dimensions. In conclusion, actions that aim to improve the QWL at the company were suggested. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166812 |
Date: | 2016-08-23 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TC - Talita Justino dos Santos Costa.pdf | 1.897Mb |
View/ |