Plano de negócios: Ogroshop

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Plano de negócios: Ogroshop

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Melo, Pedro Antônio de
dc.contributor.author Furtado, Gustavo de Athayde
dc.contributor.author Lisboa, Lucas Koech
dc.date.accessioned 2016-08-23T19:51:04Z
dc.date.available 2016-08-23T19:51:04Z
dc.date.issued 2016-08-23
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166809
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho elabora um plano de negócios com o objetivo de verificar a viabilidade econômico-financeira da implantação de uma empresa de e-commerce de suplementos alimentares para a região da Grande Florianópolis-SC. Utiliza o método de pesquisa descritiva de natureza aplicada, de cunho predominantemente quantitativo, com o auxílio de instrumentos bibliográficos, documentais e levantamento de dados primários, mediante questionário. Apresenta uma pesquisa de mercado realizada em cinco diferentes academias escolhidas por critério de amostragem não probabilístico por conveniência, todas situadas em Florianópolis, no bairro Centro, próximas ao local apontado como sede da empresa, com público respondente total de 173 pessoas. A partir destas respostas, identifica o segmento de mercado e o modelo de negócios, optando por produtos de alta qualidade, sendo em sua maioria de marcas importadas. Aponta o mercado consumidor como pessoas de idade entre 20 e 30 anos, com renda mensal familiar superior a 10 salários mínimos e com preferência por produtos com valor agregado mais alto. Nomeia o empreendimento como Ogroshop, com o intuito de criar uma identidade perante o público-alvo, inspirado pelo emprego do termo ogro no ambiente pesquisado. Analisa os concorrentes locais, de forma a explorar estratégias de ingresso no mercado, como o proveito de marketing digital, com baixo custo de implementação e alto retorno oferecido, e o emprego de valor justo para produtos de qualidade reconhecida. Avalia a viabilidade financeira pela facilidade de pagamento para fornecedores, com prazos de entrega inferiores a uma semana e pela preferência dos clientes em pagamentos a curto prazo, retornando um cálculo de necessidade líquida de capital de giro negativo. Confia na conquista de clientes pela proximidade no tratamento, foco na experiência de compra e na informação, sendo estes os diferenciais competitivos em um mercado que se demonstrou bastante inflado. Utilizando como plataforma de formatação o software do SEBRAE, realiza os cálculos financeiros necessários que compreendem todos os procedimentos de abertura da empresa. O retorno do investimento inicial ocorrerá no prazo de 5 meses e meio tendo em vista o cenário intermediário. Após a apresentação do plano negócios, conclui pela resposta positiva de viabilidade de implantação de uma empresa de suplementos alimentares na região, segundo o modelo descrito. pt_BR
dc.description.abstract This work draws up a business plan in order to verify the economic and financial feasibility of implementing an e-commerce company in dietary supplements for the region of Florianópolis-SC. Uses the descriptive method of research, predominantly of quantitative nature, with the help of bibliographic tools, documentary and primary data collection by questionnaire. It presents a market survey conducted in five different gyms chosen by non probabilistic by convenience criteria of sampling, all located in Florianópolis, downtown, near the site identified as headquarters of the company, with a respondent audience of 173 people. From these responses, it identifies the market segment and the business model, opting for high-quality products, being mostly imported brands. It points the consumer market as people aged from 20 to 30 years, with monthly family income greater than 10 minimum wages and with a preference for products with higher added value. It names the enterprise as Ogroshop, in order to create an identity to the target audience, inspired by the use of the term ogre in the searched environment. Analyzes the local competitors in order to explore entry strategies in the market, as the use of digital marketing, with low implementation costs and high return offered, and the use of fair value for products of recognized quality. Evaluates the financial viability by the ease of payment to suppliers, with delivery times of less than a week and by customers' preference for short-term payments, returning a calculation of a negative cash conversion cycle of working capital. It focuses on customer acquisition by the proximity in treatment, overall shopping experience and information, which are the competitive advantages in a market that has been shown quite inflated. Using as formatting platform SEBRAE software in order to make the necessary financial calculations comprising all the opening procedures of the company. The return of the initial investment will take place within five months and a half in view of the intermediate scenario. After the business plan presentation, it concludes with the positive feasibility of implementing a dietary supplement company in the region, according to the described model. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Plano de negócios; empreendedorismo; e-commerce; suplementos. pt_BR
dc.title Plano de negócios: Ogroshop pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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