Marketing colaborativo – estudo de caso do jogo DOTA 2

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Marketing colaborativo – estudo de caso do jogo DOTA 2

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Alexandre Moraes
dc.contributor.author Luna, Tiago Ferrari
dc.date.accessioned 2016-08-23T19:12:22Z
dc.date.available 2016-08-23T19:12:22Z
dc.date.issued 2016-08-23
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166800
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract Vivemos em um mundo cercado de tecnologias que afetam nosso dia a dia. Essas tecnologias, principalmente as de informação, afetaram como as organizações lidam com seus consumidores, pois estes têm e querem ter mais poder em suas escolhas. O Marketing Colaborativo surgiu como uma maneira de aproveitar estes dois fatores e melhorar o processo de criação e desenvolvimento de produtos ou serviços em uma organização. A Valve Corporation adotou este tipo de estratégia para o seu jogo Dota 2, que é o seu jogo de maior sucesso até o momento. O presente estudo é considerado científico aplicado com pesquisa descritiva e um estudo de caso. A coleta de dados foi secundária com dados do site do jogo e a primária foi realizada com jogadores do jogo por questionários online divulgados em comunidades de Dota 2 e possui a análise quantitativa. O trabalho se propõe a identificar quais as estratégias de marketing colaborativo ajudaram no desenvolvimento do jogo. pt_BR
dc.description.abstract We live in a world surrounded by technologies that affect us daily. Those technologies, mainly the information technologies, affected the way the organizations handle its costumers, since they want and have more power in their choices. The Collaborative Marketing appeared as a way for the organizations explore these two factors to improve its creation and development process. The Valve Corporation adopted this kind of strategy for their game Dota 2, their most successful game until now. This study is considered as applied cientific with descriptive research and a case study. The data collection was fed by secondary data from the game website and the primary data was collected by online questionnaires published in Dota 2 communities and the analysis is classified as quantitative. The study propose to identify which collaborative marketing strategies helped in the game development. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Marketing colaborativo; co-criação; dota 2. pt_BR
dc.title Marketing colaborativo – estudo de caso do jogo DOTA 2 pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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