Design como orientação estratégica
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bosquetti, Marcos Abílio |
|
dc.contributor.author |
Santos, Camila Olivera |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-19T18:41:45Z |
|
dc.date.available |
2016-08-19T18:41:45Z |
|
dc.date.issued |
2016-08-19 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166754 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho busca entender como o design pode orientar a estratégia nas organizações. Para tanto, a revisão bibliográfica trouxe esclarecimentos sobre diversas definições de design, a evolução do design operacional ao estratégico, gestão de design e design estratégico propriamente dito. Ademais, também foram realizadas entrevistas com especialistas e exposição do caso de implementação de design estratégico na empresa TOTVS. A pesquisa qualitativa buscou saber quais são os desafios que o design enfrenta para ser inserido nas estratégias das organizações, assim como reunir soluções para superar essa lacuna. Como resultado, tem-se que o maior desafio entre design e estratégia está relacionado à comunicação e à compreensão acerca do tema. Dessa forma, visto que a proposta de valor de uma empresa ao cliente é mais interessante com o envolvimento do design, deve existir maior empatia e troca de experiências para que se construa a estratégia com a colaboração de ambas partes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This project aims to understand how design can lead the strategy in organizations. For this, the literature review brought clarifications on design definitions, evolution of the functional to the strategic design, design management and strategic design itself. In addition, interviews were also held with experts and a case about the strategic design implementation at TOTVS company. Qualitative research sought to know what are the challenges that design is facing to be inserted in strategies of organizations, as well as gather solutions to overcome this gap. As a result, the biggest challenge between design and strategy is related to communication and understanding about the subject. Thus, since the value proposition of a company to your customer is more interesting with the involvement of design, there must be greater empathy and exchange of experiences to build a strategy with the collaboration of both parts. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia, design, design estratégico. |
pt_BR |
dc.title |
Design como orientação estratégica |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar