Design como orientação estratégica

DSpace Repository

A- A A+

Design como orientação estratégica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Bosquetti, Marcos Abílio
dc.contributor.author Santos, Camila Olivera
dc.date.accessioned 2016-08-19T18:41:45Z
dc.date.available 2016-08-19T18:41:45Z
dc.date.issued 2016-08-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166754
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho busca entender como o design pode orientar a estratégia nas organizações. Para tanto, a revisão bibliográfica trouxe esclarecimentos sobre diversas definições de design, a evolução do design operacional ao estratégico, gestão de design e design estratégico propriamente dito. Ademais, também foram realizadas entrevistas com especialistas e exposição do caso de implementação de design estratégico na empresa TOTVS. A pesquisa qualitativa buscou saber quais são os desafios que o design enfrenta para ser inserido nas estratégias das organizações, assim como reunir soluções para superar essa lacuna. Como resultado, tem-se que o maior desafio entre design e estratégia está relacionado à comunicação e à compreensão acerca do tema. Dessa forma, visto que a proposta de valor de uma empresa ao cliente é mais interessante com o envolvimento do design, deve existir maior empatia e troca de experiências para que se construa a estratégia com a colaboração de ambas partes. pt_BR
dc.description.abstract This project aims to understand how design can lead the strategy in organizations. For this, the literature review brought clarifications on design definitions, evolution of the functional to the strategic design, design management and strategic design itself. In addition, interviews were also held with experts and a case about the strategic design implementation at TOTVS company. Qualitative research sought to know what are the challenges that design is facing to be inserted in strategies of organizations, as well as gather solutions to overcome this gap. As a result, the biggest challenge between design and strategy is related to communication and understanding about the subject. Thus, since the value proposition of a company to your customer is more interesting with the involvement of design, there must be greater empathy and exchange of experiences to build a strategy with the collaboration of both parts. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Estratégia, design, design estratégico. pt_BR
dc.title Design como orientação estratégica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TC - Camila Olivera Santos.pdf 1.465Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar