Uma análise preliminar sobre contabilidade criativa: o que pensam os estudantes?

DSpace Repository

A- A A+

Uma análise preliminar sobre contabilidade criativa: o que pensam os estudantes?

Show full item record

Title: Uma análise preliminar sobre contabilidade criativa: o que pensam os estudantes?
Author: Monteiro, Bárbara Rodrigues
Abstract: O atual cenário brasileiro abriu espaço para discussão na mídia sobre Contabilidade Criativa. Podendo ser considerada como sinônimo de Pedaladas Fiscais, (ADELAIDE, 2015) e de Gerenciamento de Resultados, (MATSUMOTO E PARREIRA, 2007), a Contabilidade Criativa é uma prática de manuseio de informações a partir de subjetividades e lacunas encontradas na lei. Adelaide (2015), diz que a princípio, as manipulações realizadas pelo governo eram chamadas de Contabilidade Criativa, no entanto, passou-se a adotar o termo Pedaladas Fiscais com o objetivo de rotular essa manipulação fiscal. Tais práticas são mais comuns em períodos de dificuldades financeiras e são condenadas por autores como Cosenza (2003) e Santos e Grateron (2003) que acreditam que seu uso pode prejudicar os usuários das informações contábeis. Assim, o objetivo principal desse trabalho consiste em avaliar o conhecimento dos estudantes de ciências contábeis acerca da Contabilidade Criativa, assim como analisar se os estudantes conseguem diferenciar a Contabilidade Criativa da fraude. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário aos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina. Como resultados, percebeu-se que o termo Pedaladas Fiscais é mais usual entre os estudantes do que Contabilidade Criativa e que a busca por notícias no dia-a-dia ocorre principalmente por meio da internet, destacando-se as redes sociais, o que explica o fato das Pedaladas Fiscais serem mais conhecidas. Além disso, a pesquisa mostrou que os estudantes possuem dificuldades quanto a definição correta da Contabilidade Criativa, muitas vezes confundindo-a com a fraude, onde 43% acertaram o conceito correto e 52% escolheram o conceito de fraude para se referir a contabilidade criativa.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166700
Date: 2016-06-21


Files in this item

Files Size Format View Description
Bárbara Rodrigues Monteiro.pdf 1.576Mb PDF View/Open Trabalho de Conclusão de Curso

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar