O Curso de Ciências Contábeis no Brasil: um estudo sobre as políticas públicas de ensino superior e seu reflexo na oferta e na demanda no período de 2001 a 2013
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rosa, Fabricia Silva da |
|
dc.contributor.author |
Silva, Gustavo Miguel dos Santos da |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-18T18:28:02Z |
|
dc.date.available |
2016-08-18T18:28:02Z |
|
dc.date.issued |
2016-06-06 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166630 |
|
dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo desta pesquisa é verificar a influência das políticas públicas educacionais adotadas no Brasil ao longo dos últimos 20 anos sobre a oferta e a demanda dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil no período de 2001 a 2013. Para tanto, analisou-se os dados referentes às ofertas e demandas, número de alunos matriculados e concluintes do curso. Dessa forma, realiza-se uma pesquisa descritiva e exploratória por meio dos dados coletados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados demonstram que as políticas públicas para o Ensino Superior no Brasil têm influenciado tanto a oferta quanto à demanda de vagas no curso de Ciências Contábeis, contudo houve redução de 20% no número de concluintes. Também revela que as instituições privadas de Ensino Superior são responsáveis pelo maior número de oferta de vagas, bem como do número de concluintes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The objective of this research is to investigate the influence of educational public policies adopted in Brazil over the last 20 years on the supply and demand of accounting sciences courses in Brazil from 2001 to 2013. Therefore, the data was analyzed to supply and demand, number of students and graduates of the course students. The study presents a descriptive and exploratory research using data collected in the National Institute of Educational Studies Anísio Teixeira (INEP). The results show that public policies for higher education in Brazil have influenced both the supply and demand of places for the course in accounting; however, there was 20% reduction in the number of graduates. Also reveals that private higher education institutions are responsible for the largest number of supply of vacancies and the number of graduates. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
adoptadas en Brasil en los últimos 20 años en la oferta y la demanda de cursos de ciencias contables en Brasil entre 2001 y 2013. Por lo tanto, los datos fueron analizados para la oferta y la demanda, el número de estudiantes y egresados de los alumnos del curso. El estudio presenta una investigación descriptiva y exploratoria a partir de datos recogidos en el Instituto Nacional de Estudios para la Educación Anísio Teixeira (INEP). Los resultados muestran que las políticas públicas para la educación superior en Brasil han influido tanto la oferta como la demanda de plazas para el curso de ciencias contables, sin embargo hubo una reducción del 20% en el número de graduados. También revela que las instituciones privadas de educación superior son responsables de la mayor cantidad de oferta de vacantes y el número de graduados. |
pt_BR |
dc.format |
f. |
|
dc.format.extent |
18 fls. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis - Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas Públicas |
pt_BR |
dc.title |
O Curso de Ciências Contábeis no Brasil: um estudo sobre as políticas públicas de ensino superior e seu reflexo na oferta e na demanda no período de 2001 a 2013 |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Accounting Course in Brazil: a study on the policies on Higher Education and its reflection in supply and demand in the period 2001 to 2013 |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El Curso de Ciencias Contables en Brasil: un estudio sobre las políticas de Educación Superior y su reflexión en la oferta y la demanda en el periodo 2001 a 2013 |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar