Demonstração do Valor Adicionado: estudo sobre a distribuição da riqueza nas empresas com as marcas mais valiosas do mercado brasileiro

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Demonstração do Valor Adicionado: estudo sobre a distribuição da riqueza nas empresas com as marcas mais valiosas do mercado brasileiro

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Title: Demonstração do Valor Adicionado: estudo sobre a distribuição da riqueza nas empresas com as marcas mais valiosas do mercado brasileiro
Author: Reusch, Felipe Almeida
Abstract: A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) apresenta a contribuição social de uma organização para quatro principais stakeholders: funcionários, governo, valor destinado a terceiros e valor destinado aos acionistas. Já a marca é um ativo intangível e para que se alcance valorização é necessário obter confiança, ética, convivência, interdependência e outros fatores que influenciam sua avaliação no mercado. Assim, é por conta do reconhecimento da marca pela sociedade que a empresa deveria ter o compromisso de devolver parte da riqueza à comunidade, uma vez que a mesma participou de sua construção. Tendo em vista o tema, a presente pesquisa tem o objetivo de verificar qual é a correlação entre a distribuição da riqueza e o valor das marcas mais valiosas do mercado brasileiro. Para isso foi aplicado o coeficiente de correlação de Pearson às variáveis analisadas. Deste modo, a destinação da riqueza total atingiu uma correlação fraca com o valor da marca e uma correlação moderada para as destinações a capitais próprios e a funcionários com valor da marca. Também foi constatado que a maior quantia distribuída foi relativa a impostos, taxas e contribuições e o grupo que deteve a menor destinação foi o capitais de terceiros.The Value Added Statement (VAS) presents the social contribution of an organization to four main stakeholders: employees, government, amount allocated to third parties and value for shareholders. Already the brand is an intangible asset and for achieving enhancement is necessary to obtain trust, ethics, coexistence, interdependence and other factors that influence their assessment on the market. Thus, it is because of the brand recognition by society that the company should have a commitment to return part of the wealth to the community, since it participated in its construction. In view of the subject, this research aims to find what is the correlation between the distribution of wealth and the value of the most valuable brands in the Brazilian market. For this we applied the Pearson correlation coefficient of the variables analyzed. Thus, the allocation of total wealth reached a low correlation with the value of the brand and a moderate correlation for allocations to equity and employees with the brand value. It was also found that the largest amount was distributed on taxes and contributions and the group stopped the smallest allocation was the third party capital.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166624
Date: 2016-06-22


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Felipe Almeida Reusch.pdf 1.842Mb PDF View/Open Artigo Científico.

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