Title: | Um estudo sobre o potencial da prospecção ontológica para qualificar o sentimento de realidade em estudantes do ensino médio |
Author: | Bosquetti, Guilherme Henrique Scotti |
Abstract: |
RESUMO De acordo com os crescentes níveis de dificuldades e de desinteresse pelos estudantes com disciplinas de ciências este trabalho visa um maior grau de aprofundamento em aspectos relacionados ao sentimento de realidade dos estudantes quando imersos nestas disciplinas. Seguiremos por base a dissertação de Teixeira (2014), que em seu trabalho, estudou níveis de julgamento do que é real por parte de cientistas, leigos e estudantes. Nosso público alvo, de modo a atingir os objetos de estudo deste trabalho, se restringiu a estudantes do ensino médio de escolas públicas bem como também de escolas particulares. Inicialmente elaboramos um questionário que foi respondido pelo primeiro grupo de estudantes. Com isso tivemos argumentos que serviram de base para nossos estudos e possibilitaram a elaboração da entrevista respondida posteriormente por um segundo grupo de estudantes. A partir deste material coletado foi feito a transcrição destas entrevistas e a sua análise, buscando com a prospecção ontológica poder elencar elementos que para que classificássemos de acordo com as interações relacionadas. Usamos também como principal estrutura teórica a Teoria dos Três Mundos de Karl Popper e também os estudos de autores como: Pietrocola (2001), Pinheiro (2003), Custódio (2009) que enfatizam aspectos referentes ao sentimento de realidade. A partir disso foi possibilitado para nós as classificações dos trechos das entrevistas quanto as interações estipuladas. Isso mostrou para nossa conclusão que cada vez mais devemos levar em conta fatores que compõe o sentimento de realidade, na hora de elaborarmos nossas estratégias didáticas, pois, assim como Teixeira, acreditamos que quanto maior for o grau de sentimento de realidade para com o que está sendo estudado, maior será o interesse com a disciplina, principalmente aquelas que abordam ciências. Palavras – chave: Sentimento de realidade. Os três mundos de Popper. Prospecção ontológica. Interações. Ensino de ciências. ABSTRACT According to the increasing difficulty levels and lack of interess from students with science related subjects. This study has it's focus on a deeper more toward issues related to the feeling of reality to the students when they are immersed in these disciplines. Following Teixeira's (2014) thesis basis, who has studied judgment levels of what is real for scientists, lay ones and students. Our focus was restricted to students in public schools as well as from private schools. As point of departure, we have made a questionnaire which a group of students responded and later served as basis for developing an interview which was also answered by another high school students group. We have done both analysis and transcript of this material, seeking with the ontological prospecting to list those elements and later classify them according to the related interactions. We have also used as main theoretical structure the theory of Karl Popper's Three Worlds and other studies from authors such as: Pietrocola (2001), Pinheiro (2003), the Custodian (2009) that emphasize aspects related to the feeling of reality. With that part concluded it has turned possible for us to classify the excerpts of interviews interactions. In conclusion it showed us that we must increasingly appreciate the factors that compose the feeling of reality, when preparing our didactic strategies, as Teixeira, we assume that the greater the feeling of reality's degree is to what is being studied, the greater will be the interest with the subject, especially those that deal with science. KeyWords : Feeling Of Reality, Popper's Three Worlds. Ontological Prospecting. Interactions. Science teaching. |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166507 |
Date: | 2016-08-16 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCC - Formatado.pdf | 600.7Kb |
View/ |