Abstract:
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O presente trabalho de curso teve como objetivo geral analisar comparativamente o nível de engajamento em práticas de consumo sustentável das gerações X e Z da cidade de Florianópolis por meio de uma Escala já validada de consumo sustentável. Para tanto, realizou-se uma pesquisa na literatura das principais escalas de consumo ecologicamente consciente e foi deferida a Escala de Consumo Sustentável proposta por Ricardo e Veiga (2001), por ser a que atende de forma mais completa os propósitos da pesquisa, englobando todas as fases de consumo sustentável: pré-uso, uso e pós-uso. Metodologicamente, este estudo quanto a abordagem do problema é definido como quantitativo e quanto ao objetivo como sendo descritivo, pois, seus dados são coletados de forma estruturada, através de uma amostra representativa. O método utilizado para a analise quantitativa dos dados foi a estatística. A análise dos dados foi realizada com o suporte do software SPSS. O processo de amostragem realizou-se pela estratificação da população alvo de cada geração em Florianópolis, com base na segmentação de idades disponível no IBGE. O tamanho da amostra foi calculado com margem de confiança de 95% e erro amostral de 5%, sendo assim configurada por 308 respondentes da geração X e 384 da geração Z. Dessa forma, inicialmente foi realizado um levantamento de dados primários das gerações, referentes ao perfil dos respondentes e a práticas de consumo sustentável do questionário da Escala representada pelas dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade. Posteriormente, foi realizada a análise intrageracional de cada geração e posterior cruzamento dos seus indicadores de perfil versus as respostas da escala, e por fim foi realizada a análise comparativa intergeracional. Os resultados mostraram que os indicadores de perfil como sexo, renda, estado civil, região onde reside e meio de transporte, são estatisticamentes significantes somente na geração X, enquanto na geração Z não possuem influência no seu nível de engajamento em práticas de consumo sustentável. Já em relações as dimensões a geração X possui maiores médias na economia de recursos e frugalidade e a geração Z na economia de recursos e reciclagem. Por fim, em relação a análise comparativa intergeracional, a geração na Z mostrou-se mais engajada na maioria das dimensões de consumo sustentável da escala, com exceção da frugalidade, que é a propensão a ter hábitos de vida mais simples. |