Narrativa da construção de estratégias de responsabilidade social corporativa no contexto do movimento Slow: História de uma empresa de Slow Fashion

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Narrativa da construção de estratégias de responsabilidade social corporativa no contexto do movimento Slow: História de uma empresa de Slow Fashion

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Title: Narrativa da construção de estratégias de responsabilidade social corporativa no contexto do movimento Slow: História de uma empresa de Slow Fashion
Author: Aragon, Juana Maria Lima; Martendal, Renata
Abstract: O presente trabalho de curso teve como objetivo geral narrar por meio da história oral a construção de estratégias de RSC no contexto do movimento slow em uma empresa de slow fashion. Na narrativa está descrita a evolução da empresa desde sua fundação, o perfil das praticantes, quais são as práticas e a práxis da estratégia de RSC. A empresa estudada foi a loja AIA, localizada em Florianópolis, que efetua a locação de roupas de festa. Em relação ao enquadramento metodológico, o presente trabalho, caracteriza-se como abordagem qualitativa, de natureza descritiva e utiliza a estratégia de pesquisa história oral. As entrevistas para elaboração da narrativa foram realizadas em maio de 2016, com a fundadora e uma de suas duas colaboradoras. A narrativa elucida características da construção de estratégia de RSC da AIA que aproximam esse caso da perspectiva de estratégia da abordagem sistêmica apresentada por Whittington (2002), evidenciando a influência das características sociais dos estrategistas e do contexto social na formação das estratégias, bem como o desenvolvimento da estratégia almejando outros resultados, além da maximização do lucro sobre o investimento. A narrativa também destaca a natureza emergente e deliberada da estratégia de RSC na AIA, o que vem a aproximar esse caso específico ao modelo de estratégia da Escola Empreendedora. Por meio da narrativa foi possível identificar melhorias a serem feitas, para que a clientela da loja passe a identificar a AIA como uma marca de slow fashion e também foram identificadas deficiências na verificação dos controles e medidas das atividades de RSC. Outra contribuição deste trabalho é o relato de um negócio socioambientalmente responsável no setor do vestuário, que realça a existência de formas de oferecer ao público modelos de consumo consciente, o que incentiva a reflexão de futuros empreendedores para explorarem novas possibilidades de negócios sustentáveis.This present paper had as its main goal describe, with the use of storytelling, the development of corporate social responsibility (CSR) strategies in the context of the slow movement in a slow fashion business. The narrative encompasses the company’s maneuver since its establishment, the practitioner’s profile, which practices are applied and the praxis of the CSR strategy. The referred business, AIA, is a slow fashion store based in Florianópolis, Santa Catarina, which encompasses the rental of party clothing. In regard to the classification of the research methodology, this paper uses a qualitative and descriptive approach by applying a storytelling strategy. The interviews were carried out in May 2016 with AIA's founder and one of her two employees. The narrative brings to light features used in the construction of AIA’s CSR strategy that brings it close to the systemic approach strategy perspective presented by Whittington (2002), which points out to the influence of the strategists social characteristics and the social environment in the development of the adopted strategies, as well as the strategy purpose for other results, besides return on investment. Also, the story highlights the emergent and deliberate nature of the AIA’s CSR strategy, which brings this business case closer to the Entrepreneurial School strategy model. Through the application of the narrative, it was possible to identify improvements to be made that will allow the store’s customers to perceive the business as a slow fashion brand. In spite of that, there is also deficiencies in the measures and controls adopted in the CSR activities. Another product of this paper is the description of a CSR in the clothing industry, in the hopes of inspiring and providing means for a conscious consumption, not only for the consumer himself but also for aspiring entrepreneurs in pursue of new possibilities in the sphere of sustainable businesses.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166445
Date: 2016-08-12


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