Title: | A contribuição do intercâmbio acadêmico na formação dos estudantes de graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina |
Author: | Teodoro, Fernanda Silva |
Abstract: |
A internacionalização no ensino superior se tornou essencial no mundo, para que haja a troca e renovação de conhecimentos. A mobilidade acadêmica é uma grande tendência nesse fenômeno, sendo o intercâmbio uma das formas de realizar essa transferência de conhecimentos. Assim procurou-se entender quais as contribuições do intercâmbio acadêmico na formação dos estudantes do curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa caracteriza-se como descritiva aplicada e realizada por meio da aplicação de questionários e entrevistas com uma seleção do público-alvo, com abordagem quantitativa. Depois da análise qualitativa dos dados obtidos, foram selecionados os pontos julgados relevantes e produziu-se uma comparação entre teoria e prática. Como resultado constatou-se que as principais contribuições na formação dos estudantes são de cunho pessoal e profissional; as principais motivações para o intercâmbio são a língua, conhecer novos lugares e pessoas novas. O processo de internacionalização da Universidade Federal de Santa Catarina é determinado por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019. The internationalization of higher education has become essential in the world, so that it will guarantee exchange and knowledge renewal. Academic mobility is a major trend in this phenomenon, and the exchange is one way to accomplish the transfer of knowledge. In order to do that it has been tried to understand what are the contributions of academic exchange in the academic education of undergraduate students in the Management course of the Universidade Federal de Santa Catarina. The research is characterized as descriptive and it was conducted through questionnaires and interview with the selected target group, with a quantitative approach. After the qualitative data analysis the relevant points were selected and a comparison between theory and practice was produced. As a result it was observe that the main contributions for the academic education of the students are of personal and professional nature; the main motivations for the exchange are language, visiting new places and meeting new people, the process of internationalization of the Universidade Federal de Santa Catarina is determined through the Institutional Development Plan 2015- 2019. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166395 |
Date: | 2016-08-12 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TC - Fernanda Silva Teodoro.pdf | 626.9Kb |
View/ |