A organização isonômica sob o olhar de seus integrantes: O caso da Associação Pedagógica Germinar

DSpace Repository

A- A A+

A organização isonômica sob o olhar de seus integrantes: O caso da Associação Pedagógica Germinar

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Barcellos, Rebeca Ribeiro de
dc.contributor.author Assmann, Cristina
dc.contributor.author Rodrigues, Tamiris Penedo Ferreira
dc.date.accessioned 2016-08-12T12:36:34Z
dc.date.available 2016-08-12T12:36:34Z
dc.date.issued 2016-08-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166391
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract Reconhecer novas formas de organização é fundamental para superar a visão unidimensional da vida individual e coletiva. O conceito de isonomia proposto heuristicamente por Ramos (1989) distancia-se das práticas correntes e hegemônicas de agir sob a ótica instrumental e, nela, a configuração organizacional é voltada para os interesses humanos e para os cenários sociais. Nesse sentido, escolheu-se para a realização deste trabalho, a Associação Pedagógica Germinar, organização sem fins lucrativos, compostas por pais, professores e simpatizantes que tem como objetivo inicial a oferta de ensino Waldorf para crianças do sul da Ilha de Florianópolis. Esta filosofia pedagógica embasa o ensino e a gestão da escola e possui uma concepção de desenvolvimento de ser humano, como um ser livre e com pensamento crítico. Buscou-se evidenciar como os integrantes desta associação vivenciam as características isonômicas em suas atividades no Jardim Escola Cora Coralina, bem como as práticas que fortalecem e desafiam a manutenção das mesmas. Para isso, realizou-se uma pesquisa em campo cuja metodologia envolveu observações in locu, participação de atividades, pesquisa em documentos da organização, e entrevista aberta com 1 membro e semi-estruturada com outros 13. Identificou-se que a organização possui todos os traços sugeridos para uma isonomia, e que, algumas dimensões favorecem, em detrimento de outras, o fortalecimento da associação como enclave isonômico. Aspecto expressivo na composição da Cora como organização com indícios isonômicos é a Antroposofia, na qual a escola está fundamentada e especificamente para este estudo, constitui a base da gestão. pt_BR
dc.description.abstract Recognizing new ways of organization is essential to overcome the unidimentional view of individual and collective life. The isonomy concept heuristically proposed by Ramos (1989) is far from the current and hegemonic practices of acting under an instrumental optic, in which the organizational configuration is turned to human interests and to social scenarios. Thus, the Associação Pedagógica Germinar was chosen for this research. It is a non-profitable organization, integrated by parents, teachers and supporters. Its main goal is to offer the Waldorf teaching method for children who live in the south of Florianópolis. Such pedagogical philosophy underlines the teaching and the school management. Besides, it owns a human development concept as a free being with critical thinking. In this research, we tried to highlight how the members of this association experience isonomic features in those activities on Jardim Escola Cora Coralina, as well as which actions strengthen and challenge its maintenance. To reach that, we did a field research including in locu observations, activities participation, research of the organization’s documents, and an open interview with one member and 13 other semi-structured interviews. We identified that the organization owns all the features suggested for an isonomy. Furthermore, we found out that some dimensions favor – more than others - the association fortification as an isonomic enclave. Anthroposophy is an expressive aspect on Cora’s composition as an organization with isonomic traces. The school is grounded on such science and, specifically to this research, it consists of the management basis. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Isonomia; Associações; Antroposofia. pt_BR
dc.title A organização isonômica sob o olhar de seus integrantes: O caso da Associação Pedagógica Germinar pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TC - Cristina A ... edo Ferreira Rodrigues.pdf 1.090Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar