Tecnologia ferroviária de levitação magnética: estudo de caso para Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Tecnologia ferroviária de levitação magnética: estudo de caso para Florianópolis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Noronha, Marcos Aurélio Marques
dc.contributor.author Azevedo, Rafael Elizeu Beltrão de
dc.date.accessioned 2016-07-25T18:08:21Z
dc.date.available 2016-07-25T18:08:21Z
dc.date.issued 2016-07-25
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165274
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. pt_BR
dc.description.abstract O assunto “mobilidade urbana” vem sendo cada vez mais discutido e, paralelamente a isso, as questões envolvendo sustentabilidade e qualidade de vida vêm sempre sendo uma prioridade nas tomadas de decisão e nos projetos. O deslocamento de milhões de pessoas por dia, em um mesmo município, exige uma malha viária extremamente ampla e abrangente. Contudo, certas cidades possuem limitações físicas e geográficas, que limitam a ampliação da malha, tornando ineficaz a implantação de um BRT. Uma segunda opção seria o metrô subterrâneo caso o mesmo fosse viável do ponto de vista econômico, o que não ocorre em virtude de um investimento relativamente alto, para um número de passageiros não tão elevado como o necessário. Entretanto, as últimas inovações tecnológicas envolvendo a levitação de trens através do magnetismo, possibilitaram a elaboração de um novo modelo de transporte que poderia solucionar todos os problemas citados anteriormente. Este estudo terá como finalidade a comparação técnica e financeira entre cada um dos modelos ferroviários de levitação magnética, bem como, a situação atual nos principais países de destaque do respectivo cenário. Por último, será realizada uma análise preliminar do estudo de viabilidade para a implantação de um sistema mais adequado para Florianópolis, a fim de realizar uma comparação com a atual conjuntura em que a cidade se encontra no momento, tendo em vista os constantes e crescentes problemas que a infraestrutura atual não consegue sanar. pt_BR
dc.description.abstract The subject "Urban Mobility" has been increasingly discussed and, parallel to this, the issues surrounding sustainability and quality of life are always a priority in decision-making and in the projects. The displacement of millions of people a day, in the same municipality, requires an extremely broad and comprehensive road network. However, some cities have physical and geographical constraints that limit the expansion of the mesh, making ineffective the implementation of a BRT. A second option is the underground subway if it were feasible from an economic point of view, which does not occur due to a relatively high investment for a number of passengers not as high as necessary. However, the latest technological innovations involving levitation trains through magnetism enabled the creation of a modal that could solve all the problems mentioned above. This study will aim to technical and financial comparison between each rail models of magnetic levitation, as well as the current situation in the main countries of their outstanding scenery. Finally, a preliminary analysis of the feasibility study will be carried out to implement the most appropriate system to Florianopolis, in order to make a comparison with the current situation in the city is at the moment, given the constant and growing problems that current infrastructure cannot solve. pt_BR
dc.format.extent xx f.131 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Maglev-Cobra pt_BR
dc.subject Mobilidade urbana pt_BR
dc.subject Multimodalidade pt_BR
dc.subject Estudo de viabilidade pt_BR
dc.subject Engenharia civil pt_BR
dc.subject Infraestrutura ferroviária pt_BR
dc.subject Intermodalidade pt_BR
dc.title Tecnologia ferroviária de levitação magnética: estudo de caso para Florianópolis pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Philippi, Rodolfo Carlos Nicolazzi


Files in this item

Files Size Format View
TCC-2_Rafael.E. ... NAL_Assinado_Final (a).pdf 6.328Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar