Aplicação de materiais asfálticos reciclados em camada de reforço de revestimento de pavimentos flexíveis - estudo de dimensionamento
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rohde, Luciana |
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dc.contributor.author |
Souza, André dos Santos |
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dc.date.accessioned |
2016-07-25T18:01:40Z |
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dc.date.available |
2016-07-25T18:01:40Z |
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dc.date.issued |
2016-07-25 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165269 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nos dias atuais, com a alta demanda de recursos naturais usados como materiais de construção, tem-se a necessidade de buscar formas de reduzir o uso destes recursos e amenizar o impacto que estas ações geram para o meio ambiente. Na pavimentação rodoviária, uma forma de minimizar a escassez de recursos naturais trata da utilização de materiais reciclados nas camadas do pavimento. Sendo assim, este trabalho busca estudar formas ambientalmente sustentáveis para a realização da restauração de pavimentos flexíveis que estejam no fim de sua vida útil. Entre as formas de restaurar um pavimento flexível, existe a possibilidade de reciclar os resíduos de um pavimento deteriorado e reutilizá-los como parte da nova mistura a ser aplicada. Foram realizados dimensionamentos de camada de reforço de revestimento de trechos de pavimentos flexíveis deteriorados com o uso de material asfáltico reciclado. Os dimensionamentos seguem as recomendações dadas pelos procedimentos normativos DNER PRO 11/79 e DNER PRO 269/94. Os trechos de pavimentos flexíveis deteriorados utilizados como referência para os dimensionamentos foram estudados por Luiz Felipe da Silva da Fonseca. Estes trechos encontram-se na BR 222/CE e neles são apresentados estudos das condições de como se encontrava o pavimento em relação às deflexões, porcentagem de trincas, e estudo de tráfego. A partir da escolha destes trechos com necessidade de se realizar processos de restauração, foram escolhidos cinco tipos de materiais asfálticos reciclados como composição para a mistura do concreto asfáltico para ser usado como camada de reforço do revestimento, usando material fresado e alternando o tipo de agente reciclador, entre eles, agente rejuvenescedor, agente de reciclagem emulsionado, espuma de asfalto e cimento Portland. Estes materiais foram estudados por outros autores, que realizaram em seus estudos a caracterização mecânica do material reciclado, obtendo valores de resistência à tração e módulo de resiliência, necessários para a realização dos dimensionamentos. Por meio do procedimento DNER PRO 269/94 foram feitas comparações de espessuras dos reforços do revestimento contemplando o uso de material novo ou material reciclado, para uma análise de viabilidade destes materiais como opções para a execução nos trechos dos pavimentos flexíveis deteriorados. A análise indicou que os materiais reciclados a quente com agente rejuvenescedor são mais aptos a serem usados como materiais para a camada de reforço de revestimento, enquanto que para os materiais reciclados a frio, constatou que pode ser feito o seu uso no revestimento, porém em alguns casos a aplicação de uma camada de material asfáltico novo juntamente com a camada de material asfáltico reciclado pode ser necessária, para garantir um maior desempenho mecânico e maior tempo de uso do pavimento, isto implica em alguns casos, em espessuras de revestimento abaixo de 5 cm, o que pode inviabilizar a sua execução. |
pt_BR |
dc.format.extent |
126 p. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentação rodoviária; Pavimento flexível; Reciclagem; Reforço de revestimento; Material asfáltico reciclado. |
pt_BR |
dc.title |
Aplicação de materiais asfálticos reciclados em camada de reforço de revestimento de pavimentos flexíveis - estudo de dimensionamento |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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