Comparação do desempenho em frenagem de veículo com sistema ABS ativo e inativo

DSpace Repository

A- A A+

Comparação do desempenho em frenagem de veículo com sistema ABS ativo e inativo

Show full item record

Title: Comparação do desempenho em frenagem de veículo com sistema ABS ativo e inativo
Author: de Borba, Thiago
Abstract: O presente trabalho mostra as principais configurações dos sistemas de freio aplicados nos veículos disponíveis no mercado e suas interações com o sistema de ABS. Durante uma situação de emergência, a reação natural do motorista é pressionar o pedal de freio com a maior intensidade possível. A pressão gerada no fluido de freio então é transmitida até os freios das rodas, ocasionando, na maioria dos casos, o travamento das rodas, provocando perda de aderência e um aumento significativo do escorregamento do pneu. O sistema ABS atua nessas situações modulando a pressão atuante no sistema de freio de modo que o grau de escorregamento não supere a faixa ideal de operação. Dessa forma, o objetivo principal, através de ensaios de desempenho, é demonstrar a importância da implantação do sistema ABS nos veículos. Os testes foram realizados utilizando um veículo com o sistema ABS ativo e inativo, foram coletados dados referente a distância de frenagem. Através desses dados foi possível realizar comparações para determinar a influência do ABS durante a ocorrência da frenagem.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165263
Date: 2016-07-25


Files in this item

Files Size Format View Description
Trabalho de Con ... urso - Thiago de Borba.pdf 1.907Mb PDF View/Open Trabalho de conclusão de curso - Thiago de Borba

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar