Estudo de influência do tráfego na operação de uma linha de transporte coletivo utilizando microssimulação

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Estudo de influência do tráfego na operação de uma linha de transporte coletivo utilizando microssimulação

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Title: Estudo de influência do tráfego na operação de uma linha de transporte coletivo utilizando microssimulação
Author: Brudna, Luã
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo a análise operacional da linha de ônibus TITRIUFSC 180 em relação ao incremento do tráfego utilizando a técnica de microssimulação. A linha em estudo opera no bairro Trindade do município de Florianópolis. Por meio de um plano de aquisição de dados de tráfego foram realizadas contagens, as quais foram utilizadas na modelagem do cenário atual. A infraestrutura e o sistema de controle de tráfego também foram abordados e modelados. Dados de frota de veículos do município, disponibilizados ao público, foram utilizados para projetar a demanda para o ano de 2036. Por meio das simulações, veri cou-se um aumento de até 42% no tempo de percurso da linha em questão, não in uenciando, porém, a frota de ônibus necessária para suprir a linha estudada por se tratar de uma linha com tempo de atendimento superior ao tempo de percurso. A microssimulação aplicada a análise operacional de linhas de transporte coletivo se demonstrou útil, sendo, porém, necessário cautela em sua utilização devido a comportamentos inesperados no modelo que possivelmente podem vir a ocorrer, além de ser imprescindível analisar a proximidade do modelo com a realidade.The following paper has as a primary objective the operational analysis of the TITRIUFSC 180 bus line in relation to the tra c increment using microssimulation technique. The bus line operates in the Trindade neighbourhood, which is located in Florianópolis. Data was gathered following a data collection plan, which was then used for the modelling of the present scenario. The infrastructure and tra c light control were also accounted and modelled. Open source data of the number of vehicles in the city was used to statistically predict the tra c demand until the year of 2036. Through the simulations it was concluded that the total travel time of the studied bus line increased by 42%, which was not enough to justify having a larger number of buses during the mornings being operated because of its large amount of frequency time. The use of microssimulation technique applied to the operational analysis of public transportation proved to be very useful, while also demanding caution on its use because of possible errors and therefore being necessary to analyse the reliability of the proposed model.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/164576
Date: 2016-06-30


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