O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina: Um olhar sobre suas contribuições à permanência de cotistas negros

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O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina: Um olhar sobre suas contribuições à permanência de cotistas negros

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Passos, Joana Célia dos
dc.contributor.author Ferreira, Ivanilde de Jesus dos Santos
dc.date.accessioned 2016-06-15T14:49:59Z
dc.date.available 2016-06-15T14:49:59Z
dc.date.issued 2016-06-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163419
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa analisou o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) a fim de identificar suas contribuições à permanência dos estudantes cotistas negros da Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC). A coleta de dados está ancorada na pesquisa qualitativa a partir da análise documental e entrevista ancorada em Maria Cecília de Sousa Minayo (2012). Buscou se dialogar com estudioso Kabengele Munanga (2003), Nilma Limo Gomes, N. (2005), Joana Celia dos Passos (2012, 2013), Suely Ferreira Deslandes (2012), e Joaquim B. Barbosa Gomes, J. (2005). Os resultados apontados pelo estudo mostram que a política ainda busca consolidação no que se refere à permanência dos estudantes cotistas negros na UFSC. O Apoio pedagógico da UFSC como uma política de permanência para estudantes ainda é muito novo e apresenta fragilidades em sua divulgação e também em sua consolidação. Os objetivos do programa ainda não estão sendo efetivados na sua totalidade, embora a demanda da coordenação seja ampla e não tem conseguido se articular para efetuar a avaliação do programa, percebe-se pelos dados apresentados pela coordenação que a procura é muito baixa. Com isso, o que se percebe é que o programa apresenta limites e desafios para contribuir com a permanência dos estudantes cotistas. pt_BR
dc.format.extent 78 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject ações afirmativas pt_BR
dc.subject permanência pt_BR
dc.subject apoio pedagógico pt_BR
dc.subject UFSC pt_BR
dc.subject cotas pt_BR
dc.title O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina: Um olhar sobre suas contribuições à permanência de cotistas negros pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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