Plano Orçamentário para Empresa do Ramo de Confecção

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Plano Orçamentário para Empresa do Ramo de Confecção

Mostrar registro completo

Título: Plano Orçamentário para Empresa do Ramo de Confecção
Autor: Prado, Ednelson Sartori do.
Resumo: A prática de vendas de produtos no atacado e varejo vem ganhando destaque na atualidade, estando presente em grande parte das empresas. Mesmo se tratando de um mercado relativamente novo, é inevitável sua concorrência no setor, evidenciando a importância dos gestores possuírem conhecimento de seus custos, a fim de manter a gestão de custos da empresa. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo geral, propor um plano orçamentário numa empresa de confecção visando obter melhores informações e resultados para auxílio na tomada de decisão. Nesse sentido, para atingir o objetivo proposto neste estudo, realizou-se um estudo de caso em uma empresa do ramo de confecção, situada na cidade de Cianorte no estado do Paraná, atuante no mercado de moda feminina. A abordagem aplicada ao problema é de natureza qualitativa, quantitativa, descritiva e exploratória. O município escolhido é altamente conhecido como o pólo de confecção, aglomerando várias indústrias e comércio que exercem essa atividade, além de ser referência no mercado da moda há quase três décadas, ancorando sua economia em torno das indústrias de confecção. Conhecida como capital do vestuário o município possui mais de 450 indústrias de confecção e o setor gera em torno de 15 mil empregos diretos e aproximadamente 30 mil indiretos em toda região. A coleta de dados foi obtida por meio de entrevistas no setor produtivo, na área comercial e com a diretoria, além da análise de documentos da empresa. Por meio de análise dos documentos contábeis e informações retiradas da empresa, foi elaborado o plano orçamentário de setembro de 2015 e projetado para os meses de outubro a fevereiro de 2016. A apresentação das projeções possibilitou aos gestores uma melhor visualização do planejamento de vendas, dos custos com o processo produtivo, das despesas comerciais e administrativas, e do fluxo de caixa. Por meio dele foi possível identificar oportunidades de mercado e falhas nas operações. Além disso, a realização de projeções evidenciou que o alcance de melhores resultados depende da integração entre os setores, contribuindo assim, para o crescimento da empresa e sua capacidade competitiva em relação aos concorrentes.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163186
Data: 2015-12-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Ednelson Sartori do Prado.pdf 542.8Kb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar