Análise da eficiência ferroviária no Brasil nos anos entre 2009 a 2013

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Análise da eficiência ferroviária no Brasil nos anos entre 2009 a 2013

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Fabrícia Silva da
dc.contributor.author Pereira, Milena Araujo
dc.date.accessioned 2016-06-04T21:59:26Z
dc.date.available 2016-06-04T21:59:26Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163137
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis pt_BR
dc.description.abstract Diante da internacionalização do comércio, apenas mercados com estruturas de transporte eficientes conseguem competir globalmente e, as ferrovias são um elo importante desta cadeia. Neste contexto, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a eficiência das empresas concessionárias da malha ferroviária brasileira, no período de 2009 a 2013. Esta pes- quisa classifica-se como descritiva, com abordagem quali e quantitativa e conduzida por meio de um estudo documental com dados secundários. Utiliza-se do instrumento de análise estatística Data Envelopment Analvsis – DEA com o intuito de verificar a eficiência de, onze empresas ferroviárias brasileiras. Nesta análise são utilizadas as seguintes variáveis de inputs: área de concessão, número de empregados, gastos com pessoal, gastos com depreciação, outros gastos e total de gastos, bem como a receita líquida é utilizada como output. Os resultados da pesquisa mostram que para o período analisado os níveis de eficiência variam, destacando-se a ALLMN, MRS, EFPO e FNS. pt_BR
dc.description.abstract Given the internationalization of trade, only markets with efficient transport infrastructure can compete globally, and the railways are an important link in this chain. In this context, the research general objective is to analyze the efficiency of the Brazilian concessionaires rail network, from 2009 to 2013. This research is classified as descriptive, with a qualitative approach and conducted through a desk study using secondary data. We use the statistical analysis of instrument data envel- opment Analvsis - DEA in order to verify the efficiency of eleven Brazilian railway companies. In this analysis are used the following input variables: concession area, number of employees, personnel expenses, depreciation expenses, other expenses and total expenditure and net income is used as output. The survey results for the reporting period show that the efficiency levels vary, highlighting the ALLMN, MRS, EFPO and FNS. pt_BR
dc.format f.
dc.format.extent 8 fls. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Transportes v. 23, n. 2 pt_BR
dc.subject Sistema Ferroviário pt_BR
dc.subject Eficiência Ferroviária pt_BR
dc.subject DEA pt_BR
dc.title Análise da eficiência ferroviária no Brasil nos anos entre 2009 a 2013 pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.contributor.advisor-co Lunkes, Rogério João


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