Análise da Eficiência Portuária das Cias Docas Públicas Brasileiras
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lunkes, Rogério João |
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dc.contributor.author |
Lima, Eduardo dos Santos Rodrigues de |
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dc.date.accessioned |
2016-06-04T21:26:34Z |
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dc.date.available |
2016-06-04T21:26:34Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163130 |
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dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O crescimento da globalização tornou-se um fator com força suficiente para moldar o paradigma dos negócios e, consequentemente expandir o comércio entre países ao redor do mundo. Existem diversas razões para explicar esse ciclo de expansões, entre elas pode-se mencionar o decréscimo nos custos de transportes marítimos, devido a competitividade do setor portuário, em que atualmente cada porto possui seu histórico de competitividade com concorrentes próximos e distantes. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa é analisar eficiência portuária de companhias docas brasileiras nos anos entre 2011 a 2013. A pesquisa, quanto aos objetivos, é descritiva; a abordagem do problema de pesquisa caracteriza-se como quantitativa e o estudo caracteriza-se como documental. Para realizar o estudo foi aplicada a técnica TOPSIS, com a análise da relação entre variáveis inputs e outputs, em 8 portos públicos federais. Os resultados demonstram que a CODESP foi que mais movimentou cargas nos períodos analisados, dentre as autoridades portuárias (AP) estudadas. A CODESP também se destacou como a AP que teve a maior eficiência na geração de receitas por tonelada transportada e na relação entre todas a variáveis estudadas. Mas algumas cias docas mantiveram-se com maior eficiência em todo o período analisado em relação a algumas variáveis, como gastos com pessoal, gastos com amortização, razão entre gastos com amortização e o total dos gastos, valor do imobilizado e receita líquida gerada. |
pt_BR |
dc.format |
f. |
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dc.format.extent |
17 fls. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Portos públicos |
pt_BR |
dc.subject |
Eficiência portuária |
pt_BR |
dc.subject |
Autoridades portuárias |
pt_BR |
dc.title |
Análise da Eficiência Portuária das Cias Docas Públicas Brasileiras |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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