Análise do Credenciamento de Docentes em Programas de Pós-graduação em Turismo no Brasil com Aplicação do Modelo Espanhol

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Análise do Credenciamento de Docentes em Programas de Pós-graduação em Turismo no Brasil com Aplicação do Modelo Espanhol

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Title: Análise do Credenciamento de Docentes em Programas de Pós-graduação em Turismo no Brasil com Aplicação do Modelo Espanhol
Author: Mondl, Catarina Augusta Marinho
Abstract: O objetivo do estudo é analisar o credenciamento de docentes em programas de pós-graduação em turismo do Brasil, com a aplicação do modelo espanhol de credenciamento (sexenio). Para atingir este objetivo, foram identificados os programas de pós-graduação em turismo do Brasil e seus respectivos docentes, com a análise dos seus currículos lattes, buscando publicações em revistas com fator de impacto (Journal Citation Reports-JCR), entre os anos de 2009 e 2014. Foram identificados dez programas de pós-graduação recomendados pela CAPES na área, inseridos em 8 instituições de ensino, com a análise de 104 currículos lattes de docentes credenciados. Os resultados mostram que 17 (16,5%) possuem publicações com fator de impacto. Embora nenhum docente tenha atingido a pontuação mínima exigida pelo modelo espanhol, ou seja, trinta pontos em seis anos. Caso o Brasil adotasse o modelo espanhol de credenciamento de docentes, teria dificuldade em manter seus programas de pós-graduação em Turismo.The objective of the study is to analyze the accreditation of teachers in master or doctorate programs of tourism in Brazil, with the application of the Spanish model of accreditation (sexenio). To achieve this goal the master or doctorate programs of tourism in Brazil and their teachers have been identified, with the analysis of their lattes curriculum, looking for publications in journals with impact factor (Journal Citation Reports-JCR), between 2009 and 2014. Ten graduate programs were identified recommended by CAPES in the area, inserted in 8 educational institutions, with the analysis of 104 lattes curriculum accredited teachers. The results show that 17 (16.5%) publications have the impact factor. However, no teacher has reached the minimum score required by the Spanish model, ie, thirty points in six years. If Brazil adopted the Spanish model of accreditation of teachers, there would be difficulties maintaining their master and doctorate programs of tourism.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163126
Date: 2014


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