Proposta de um Modelo de Séries Temporais para a Previsão de Vendas uma Microempresa do Segmento Varejista

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Proposta de um Modelo de Séries Temporais para a Previsão de Vendas uma Microempresa do Segmento Varejista

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Title: Proposta de um Modelo de Séries Temporais para a Previsão de Vendas uma Microempresa do Segmento Varejista
Author: Birck, Índira
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar um modelo Autorregressivo de Médias Móveis para a previsão de vendas de uma loja no município de Florianópolis/SC. A amostra foi composta a partir de dados coletados do sistema de uma franquia pertencente a uma empresa de capital fechado. Foram utilizados os dados de 283 dias, totalizando 1305 pedidos de compra, no período 01/11/2013 à 31/08/2014. Os procedimentos metodológicos adotados na presente pesquisa seguem uma natureza descritiva, com abordagem quantitativa, com análise documental, baseada nos dados de uma empresa de capital fechado de Florianópolis. No referencial teórico foi realizada uma explanação a respeito do comércio varejista e o varejo brasileiro como também a importância da tomada de decisão com base nas informações contábeis. Também foi realizada uma revisão teórica sobre os principais modelos quantitativos de previsão de vendas com a utilização de séries temporais e de forma mais ampla o modelo utilizado nesta pesquisa, o Modelo Autorregressivo e de Médias Móveis (ARMA). Foi possível estimar um modelo significativo para a série histórica de dados em questão, utilizando o Modelo Autorregressivo de sétima ordem, ou AR (7), juntamente com o Modelo de Médias Móveis também de sétima ordem, ou MA (7), gerando o modelo ARMA (7,7). Pode-se concluir que a série utiliza dados de uma semana para a previsão das vendas. Verificou-se também a estacionariedade da série, o que indica que ela mantém a sua média e sua variância constantes ao longo do tempo. Os resultados da estatística descritiva evidenciaram os meses em que ocorreram os maiores faturamentos (novembro/2013; dezembro/2013; julho/2014) como também as maiores quantidade de produtos vendidos (dezembro/2014; maio/2014; julho/2014). Nesse sentido, a previsão de vendas, com o auxílio das informações obtidas na contabilidade, pode ser de grande ajuda no planejamento e tomada de decisão. A previsão das vendas pode ser um elemento decisivo na definição de um posicionamento competitivo, contribuindo para uma melhor gestão das empresas e aproveitamento dos recursos e oportunidades.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163101
Date: 2015-07-15


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