O ingresso de crianças de seis anos no Ensino Fundamental

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O ingresso de crianças de seis anos no Ensino Fundamental

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Aguiar, Maria Aparecida da Lapa
dc.contributor.author Silva, Bianca Ferreira da
dc.date.accessioned 2016-06-01T20:12:24Z
dc.date.available 2016-06-01T20:12:24Z
dc.date.issued 2016-06-01
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163064
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract A lei nº 11.274 ampliou a duração do Ensino Fundamental para nove anos com o ingresso das crianças a partir dos seis anos. Essa ampliação dos anos de escolaridade e a entrada da criança de seis anos no ensino fundamental se constituíram como objeto dessa pesquisa. Para tanto, estabelecemos como objetivos: compreender as orientações para a entrada das crianças de seis anos no ensino fundamental presentes na legislação e em documentos oficiais na intenção de extrair conhecimentos a respeito da temática, por considerarmos que irão contribuir para a nossa formação profissional; analisar alguns documentos oficiais, legislações e produções teóricas sobre a ampliação do ensino fundamental para nove anos; buscar entender como se configurou o contexto de surgimento dessa ampliação e averiguar conceitos presentes nas orientações para a entrada das crianças de seis anos nesse nível de ensino. Optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental. Esse trabalho proporcionou conhecer um pouco mais as mudanças na educação brasileira, os desafios que ainda iremos enfrentar. O estudo contribuiu para reforçar alguns conceitos já trabalhados ao longo do curso de graduação. As reflexões decorrentes desafiam-nos a querer concretizá-las nas ações pedagógicas junto às crianças. Concluímos com vários questionamentos: como ocorre na prática a aplicação dessa lei? Como a criança de seis anos é percebida nesse nível de ensino? De que maneira está sendo recebida? Suas especificidades estão sendo atendidas? Os professores estão sendo orientados e formados para atender a demanda? Permanecemos questionando e com a inquietude e preocupação com a criança e a infância. pt_BR
dc.format.extent 39 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental de nove anos pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Orientações pt_BR
dc.subject Política Educacional pt_BR
dc.title O ingresso de crianças de seis anos no Ensino Fundamental pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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Bianca Ferreira da Silva.pdf 234.7Kb PDF View/Open

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