O ingresso de crianças de seis anos no Ensino Fundamental
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Aguiar, Maria Aparecida da Lapa |
|
dc.contributor.author |
Silva, Bianca Ferreira da |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-01T20:12:24Z |
|
dc.date.available |
2016-06-01T20:12:24Z |
|
dc.date.issued |
2016-06-01 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163064 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A lei nº 11.274 ampliou a duração do Ensino Fundamental para nove anos com o ingresso das crianças a partir dos seis anos. Essa ampliação dos anos de escolaridade e a entrada da criança de seis anos no ensino fundamental se constituíram como objeto dessa pesquisa. Para tanto, estabelecemos como objetivos: compreender as orientações para a entrada das crianças de seis anos no ensino fundamental presentes na legislação e em documentos oficiais na intenção de extrair conhecimentos a respeito da temática, por considerarmos que irão contribuir para a nossa formação profissional; analisar alguns documentos oficiais, legislações e produções teóricas sobre a ampliação do ensino fundamental para nove anos; buscar entender como se configurou o contexto de surgimento dessa ampliação e averiguar conceitos presentes nas orientações para a entrada das crianças de seis anos nesse nível de ensino. Optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental. Esse trabalho proporcionou conhecer um pouco mais as mudanças na educação brasileira, os desafios que ainda iremos enfrentar. O estudo contribuiu para reforçar alguns conceitos já trabalhados ao longo do curso de graduação. As reflexões decorrentes desafiam-nos a querer concretizá-las nas ações pedagógicas junto às crianças. Concluímos com vários questionamentos: como ocorre na prática a aplicação dessa lei? Como a criança de seis anos é percebida nesse nível de ensino? De que maneira está sendo recebida? Suas especificidades estão sendo atendidas? Os professores estão sendo orientados e formados para atender a demanda? Permanecemos questionando e com a inquietude e preocupação com a criança e a infância. |
pt_BR |
dc.format.extent |
39 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental de nove anos |
pt_BR |
dc.subject |
Criança |
pt_BR |
dc.subject |
Orientações |
pt_BR |
dc.subject |
Política Educacional |
pt_BR |
dc.title |
O ingresso de crianças de seis anos no Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar