História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
|
dc.contributor.author |
Raad, Marcos Ribeiro |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-15T19:18:03Z |
|
dc.date.available |
2016-05-15T19:18:03Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.citation |
RAAD, Marcos Ribeiro. História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161840 |
|
dc.description |
DISSERTAÇÃO_MARCOS RIBEIRO RAAD |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo o estudo histórico sobre o ensino da disciplina Cálculo Diferencial e Integral na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) durante as décadas de 1970 e 1980 com a intenção de identificar traços, vestígios da cultura desse ensino. Dessa forma, a questão norteadora foi : como se caracteriza a cultura do ensino de Cálculo Diferencial e Integral nas décadas de 1970 e 1980 ? O estudo aqui prop osto, ao investigar historicamente os processos de ensino e aprendizagem da Matemática, naturalmente se insere no campo de pesquisa da história da educação matemática com um suporte teórico - metodológico proveniente da História da Educação entendida como es pecificidade da História. As fontes analisadas foram as notas de aula de um professor de Cálculo do Departamento de Matemática da UFJF do século passado, o caderno de Cálculo de um aluno do referido professor, as atas departamentais, livros texto de Cálcul o do período em questão; além de entrevista com o docente autor das notas. As conclusões do estudo delineado apontam para a identificação de elementos da cultura de ensino de Cálculo como: o rigor, os pré - requisitos, a reprovação, as aplicações da matemáti ca, a ênfase no treinamento e a seqüência de ensino função - limite - derivada - integral. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de cálculo |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura do ensino de cálculo |
pt_BR |
dc.subject |
História das disciplinas |
pt_BR |
dc.title |
História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar