História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura

DSpace Repository

A- A A+

História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura

Show simple item record

dc.contributor.advisor Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.contributor.author Raad, Marcos Ribeiro
dc.date.accessioned 2016-05-15T19:18:03Z
dc.date.available 2016-05-15T19:18:03Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation RAAD, Marcos Ribeiro. História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161840
dc.description DISSERTAÇÃO_MARCOS RIBEIRO RAAD pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo o estudo histórico sobre o ensino da disciplina Cálculo Diferencial e Integral na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) durante as décadas de 1970 e 1980 com a intenção de identificar traços, vestígios da cultura desse ensino. Dessa forma, a questão norteadora foi : como se caracteriza a cultura do ensino de Cálculo Diferencial e Integral nas décadas de 1970 e 1980 ? O estudo aqui prop osto, ao investigar historicamente os processos de ensino e aprendizagem da Matemática, naturalmente se insere no campo de pesquisa da história da educação matemática com um suporte teórico - metodológico proveniente da História da Educação entendida como es pecificidade da História. As fontes analisadas foram as notas de aula de um professor de Cálculo do Departamento de Matemática da UFJF do século passado, o caderno de Cálculo de um aluno do referido professor, as atas departamentais, livros texto de Cálcul o do período em questão; além de entrevista com o docente autor das notas. As conclusões do estudo delineado apontam para a identificação de elementos da cultura de ensino de Cálculo como: o rigor, os pré - requisitos, a reprovação, as aplicações da matemáti ca, a ênfase no treinamento e a seqüência de ensino função - limite - derivada - integral. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Ensino de cálculo pt_BR
dc.subject Cultura do ensino de cálculo pt_BR
dc.subject História das disciplinas pt_BR
dc.title História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
DISSERTAÇÃO-DE-MESTRADO-_-Marcos-Raad.pdf 5.719Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar