Um estudo histórico do ensino de geometria analítica no curso de matemática da UFJF nas décadas de 1960 e 1970

DSpace Repository

A- A A+

Um estudo histórico do ensino de geometria analítica no curso de matemática da UFJF nas décadas de 1960 e 1970

Show full item record

Title: Um estudo histórico do ensino de geometria analítica no curso de matemática da UFJF nas décadas de 1960 e 1970
Author: Soares, Susana Ribeiro
Abstract: Este trabalho apresenta um estudo histórico da disciplina geometria analítica como componente curricular do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, nas décadas de 1960 e 1970. O estudo histórico s obre a disciplina baseou - se na análise de apostilas adotadas e indicadas como referência bibliográfica por várias décadas, em entrevistas com professores e ex - alunos do autor deste material e em levantamento bibliográfico de obras de geometria analítica. E ntre as questões que procuramos responder neste trabalho destacamos: Como se estruturou a disciplina geometria analítica na UFJF? No percurso da pesquisa verificou - se que as apostilas produzidas pelo ex - professor da UFJF, Hélio Siqueira Silveira, tiveram u m papel importante na estabilização da disciplina de geometria analítica. Tal conclusão foi evidenciada graças a indícios de uso do referido material tanto por estar presente em indicações bibliográficas de outros professores de geometria analítica, quant o pela retirada do material da biblioteca até os dias atuais. Além disso, constatou - se a escassez de obras de geometria analítica em português neste período. Com o intuito de compreender esta disciplina em outro contexto, externo ao da UFJF, efetuamos leva ntamento de acervo bibliográfico do Instituto de Matemática e Estatística da USP, bem como realizamos entrevistas com professoras e ex - alunas de geometria analítica nesta instituição. A similaridade desses contextos se deu em torno da estabilização da disc iplina a partir de um texto de referência. Entre as várias observações decorrentes das investigações, pudemos notar que as apostilas trazem conteúdos que vão se estabilizar no ensino superior, como o estudo de vetores, especialmente a partir da representação em coordenadas e outros que não se estabilizam, como é o caso da geometria vetorial no plano.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161838
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View
Dissertaçao-final-Susana-Soares.pdf 11.28Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar