A transição do Clássico para o Moderno: O ensino da matemática no Colégio Taylor-Egídio de Jaguaquara-BA (1950-1969).

DSpace Repository

A- A A+

A transição do Clássico para o Moderno: O ensino da matemática no Colégio Taylor-Egídio de Jaguaquara-BA (1950-1969).

Show simple item record

dc.contributor.advisor Santana, Claudinei de Camargo
dc.contributor.author Gomes, Malú Rose Brito
dc.date.accessioned 2016-05-11T19:04:13Z
dc.date.available 2016-05-11T19:04:13Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation GOMES, Malú Rose Brito.A transição do Clássico para o Moderno: O ensino da matemática no Colégio Taylor-Egídio de Jaguaquara-BA (1950-1969). 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié/BA, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161641
dc.description Gomes, Malú Rosa Brito Gomes. S578 A transição do clássico para o moderno: o ensino de matemática no colégio Taylor-Egídio mo município de Jaguaquara – BA (1950-1969) / Malú Rosa Brito Gomes. – Jequié, 2015. 126 f: il.; 30cm. Dissertação de Mestrado (Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores da - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2015. Orientador: Profº. Dr. Claudinei de Camargo Sant’Ana) pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa teve por objetivo reconstruir, na perspectiva da História Cultural, uma história do ensino da matemática, no curso ginasial do Colégio TaylorEgídio (CTE), localizado no município de Jaguaquara - BA, no período de 1950 a 1969. Este recorte temporal se refere ao período em que aconteceram os primeiros Congressos Brasileiros do Ensino da Matemática (1955, 1957, 1959, 1962, 1966) e, também, à década de 60 do século XX, período em que aconteceu o Movimento da Matemática Moderna (MMM). Fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da história cultural, da cultura escolar e das disciplinas escolares, foi necessário apropriar-se dos posicionamentos dos autores Chartier (2002), Julia (2001) e André Chervel (1990). Assim, intentou-se, na investigação, compreender como, em um contexto sociocultural e educacional, aconteceu o processo de modernização da Matemática no CTE; entender como os conteúdos da Matemática Moderna (MM) foram inseridos no currículo escolar da Matemática nesse Colégio e como os professores de Matemática do CTE durante a sua trajetória profissional se apropriaram em suas práticas pedagógicas dos assuntos da MM. Para tanto, foram utilizados os diários de classe de Matemática, entrevistas com docentes de Matemática do CTE, alguns relatos de ex-alunos do CTE, além das leis educacionais vigentes no Brasil no recorte temporal investigado. Por meio do levantamento das fontes, foi possível identificar em que ano se iniciaram e quais conteúdos da Matemática Moderna foram inseridos no currículo escolar. Com os depoimentos dos docentes de Matemática do CTE, percebeu-se que a apropriação em suas práticas pedagógicas foi feita, na maioria das vezes, por meio dos livros didáticos, de maneira autodidata e, em raros casos, por meio de cursos de capacitação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject História do ensino de matemática pt_BR
dc.subject Colégio Taylor-Egídio pt_BR
dc.subject Matemática do ginásio pt_BR
dc.subject Movimento da matemática moderna pt_BR
dc.title A transição do Clássico para o Moderno: O ensino da matemática no Colégio Taylor-Egídio de Jaguaquara-BA (1950-1969). pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
zMALU.pdf 3.037Mb PDF View/Open DISSERTAÇÃO_GOMES

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar