Tramas do olhar: americanismo, guerra fria e a emergência de um noco regime visual no Brasil entre 1945 e 1964
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rampinelli, Waldir José |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Arraes, Marcos Alexandre de Melo Santiago |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-04-19T04:17:51Z |
|
dc.date.available |
2016-04-19T04:17:51Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
337714 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160760 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho é um estudo sobre o período da Guerra Fria no Brasil. No entanto, longe de ser mais uma narrativa sobre os arranjos políticos que levaram a divisão do mundo em duas esferas de influência, ele se propõe a renovar a interpretação desse período histórico a partir de novos vieses, tirando-o de sua relativa homogeneidade. Assim, buscar-se-á entender, a partir de um suporte teórico-metodológico de diversas ciências humanas para o estudo das imagens, como a construção de uma comunidade imaginada ocidental se deu a partir de disputas culturais no plano imagético. Para tanto, serão avaliados os acontecimentos que permitiram a emergência de um novo regime visual e seus reflexos nas possibilidades de construção de identidades e subjetividades coletivas no Brasil no período do pós-Guerra.<br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract : The actual work is a study of the Cold War period in Brazil. However, far from being another political narrative about the arrangements that led to a division of the world in two separate areas of influence, it proposes a new interpretation of this historical period from a new perspective, trying to place it away from its relative homogeneity. Thus, the focus will be to use a varied visual studies theoretical and methodological support to understand how the construction of a Western imagined community was made from a cultural clash on the image. Therefore, it will start from the analysis of the events that let to the emergence of a new visual regime and its effects on the possibilities of construction of identities and collective subjectivities in Brazil in the post-War period. |
en |
dc.format.extent |
230 p.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Americanismos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Guerra fria |
pt_BR |
dc.title |
Tramas do olhar: americanismo, guerra fria e a emergência de um noco regime visual no Brasil entre 1945 e 1964 |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar